22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mensagem presidencial e mudanças na justiça são destaque no Panamá

Panamá, mensaje, presidencial

Mensagem presidencial e mudanças na justiça são destaque no Panamá

Panamá, 8 jan (Prensa Latina) A mensagem ao país do Presidente do Panamá Laurentino Cortizo e as mudanças na Suprema Corte de Justiça se destacam na semana de notícias que termina hoje no Panamá.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao apresentar seu relatório de gestão à Assembleia Nacional (Parlamento), o presidente disse que a luta contra a pobreza e a desigualdade é uma prioridade de sua administração com ou sem a pandemia da Covid-19.

Ele também ressaltou que 22 meses de uma administração de 30 meses até hoje foram dedicados ao combate da doença, mas também lançaram as bases de uma estratégia na qual prevalece o estilo de trabalho de visitas e visitas às comunidades, como parte do Plano da Colmeia.

Em seu aparecimento, que se concentrou em três áreas temáticas – saúde, social e econômica – Cortizo insistiu na necessidade de cumprir com a vacinação para pôr fim à doença, que já entrou em sua quarta onda com o aumento do número de infecções e a chegada da “variante Ômicron”.

O discurso teve várias repercussões, entre elas as que apontaram que a luta contra a corrupção ou uma estratégia clara de recuperação econômica após o desastre pandêmico estava ausente.

A leve menção à grave crise que o Instituto de Previdência Social (CSS) enfrenta é talvez a questão que teve o maior impacto entre os líderes de opinião panamenhos.

Em seu discurso aos deputados, Cortizo salientou que a Organização Internacional do Trabalho deve concluir o estudo atuarial do programa Deficiência, Velhice e Morte, uma questão crucial para a tomada de decisões nesta área, sem deixar claro o compromisso da atual administração com soluções.

Na opinião do analista Jorge Ritter, a questão do CSS foi excluída dos atuais Fechamentos do Pacto Bicentenário, convocados em novembro de 2020, no entendimento de que seu debate e solução seriam urgentes, mas o tempo passou e nada foi resolvido.

A semana também viu a eleição da juíza María Eugenia López como a nova presidente do Supremo Tribunal de Justiça (CSJ), substituindo o ex-juiz Luis Ramón Fábrega.

Nos próximos dois anos, López presidirá o mais alto órgão judicial composto por nove magistrados, cinco deles mulheres, após a posse de duas novas juízas: María Chen, da terceira câmara de contencioso administrativo e trabalhista; e Miriam Cheng, da primeira câmara civil; além de três suplentes.

Com o desafio de administrar a justiça que o povo exige e diante de inúmeros processos inacabados no país do Canal, vários deles ligados a crimes como corrupção, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, a nova liderança do CSJ é vista como uma lufada de ar fresco para um setor do qual a sociedade espera maior transparência.

Também nos últimos sete dias, a Confederação Nacional da Unidade Sindical Independente (Conusi) do Panamá convocou várias manifestações para protestar contra os ajustes salariais anunciados pelo governo.

O secretário geral da Conusi, Marcos Andrade, disse à imprensa que no dia 13 marcharão até a sede do Ministério do Trabalho e Desenvolvimento do Trabalho e no dia 19 deste mês até a legislatura para condenar o imposto sobre o salário mínimo, do qual 80 por cento da classe trabalhadora está isenta.

oda/ga/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.