20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Putin manteve conversações com chefes de estado da OTSC

OTSC

Putin manteve conversações com chefes de estado da OTSC

Moscou, 07 jan (Prensa Latina) O presidente russo, Vladimir Putin realizou conversas telefônicas ontem e hoje com os líderes dos países membros da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) sobre a situação no Cazaquistão, informou o Kremlin.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente russo conversou com os chefes de estado do Quirguistão, Sadyr Japarov; da Belarus, Alexander Lukashenko; do Tajiquistão, Emomali Rahmon; e com o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, país que este ano ocupa a presidência da OSTC.

Putin falou por telefone com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, em várias ocasiões, de acordo com a assessoria de imprensa do presidente.

Durante os intercâmbios, analisaram a situação naquele país da Ásia Central e definiram ações conjuntas no âmbito do mandato da OSTC para combater o terrorismo internacional e garantir a ordem e a segurança dos cidadãos do Cazaquistão.

Segundo a nota, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informa constantemente o chefe de estado sobre o andamento da transferência das forças de paz daquela organização dos países ex-soviéticos para o Cazaquistão e o cumprimento das tarefas atribuídas.

Por sua vez, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa informou que Shoigú interage sobre o assunto por meio de canais de comunicação fechados com seus congêneres nos países da OSTC.

Em 6 de janeiro, o Conselho de Segurança Coletiva da OSTC aprovou o envio de tropas conjuntas das Forças Armadas da Rússia, Armênia, Bielo-Rússia, Quirguistão e Tadjiquistão por um tempo limitado para manter a paz no Cazaquistão para estabilizar e normalizar a situação naquele país.

As forças da Rússia incluem equipamento militar e unidades das tropas aerotransportadas. Anteriormente, unidades avançadas do contingente da OSTC russo chegaram ao Cazaquistão.

Em um discurso transmitido ao povo pela televisão nacional nesta sexta-feira, o líder cazaque explicou que o contingente chegou ao país por um curto período de tempo para ajudar a estabelecer a ordem constitucional.

A este respeito, ele destacou a rápida resposta ao seu pedido de ajuda dos líderes da Armênia, atual presidente da OSTC, bem como da Rússia, Belarus, Quirguistão e Tajiquistão.

Nesta sexta-feira, o primeiro chefe adjunto da administração presidencial do Cazaquistão, Daurén Abáev, disse ao canal de televisão Khabar 24 que as forças aliadas não participam de operações de combate, mas estão encarregadas de proteger e monitorar as instalações estatais.

No último dia 2 de janeiro, ações de protesto começaram a ser registradas em diferentes partes do Cazaquistão devido à alta nos preços do gás natural liquefeito, que logo se estendeu a outras cidades do país com um saldo preliminar de mais de 20 mortes e mais de mil feridos.

De acordo com as autoridades, a ordem constitucional foi restaurada na maioria das regiões e todos os estabelecimentos do estado invadidos pelos participantes dos distúrbios foram recuperados, embora a situação mais difícil continue sendo relatada na cidade de Almaty, antiga capital do país.

mem / mml / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.