18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ordem constitucional retorna na maioria das regiões do Cazaquistão

Ordem constitucional retorna na maioria das regiões do Cazaquistão

Ordem constitucional retorna na maioria das regiões do Cazaquistão

Nursultan, 7 jan (Prensa Latina) O Presidente do Cazaquistão, Kasym-Zhomart Tokayev, disse hoje que a ordem constitucional foi restaurada em quase todas as regiões do país e que as autoridades locais estão no controle da situação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ele disse que a operação antiterrorista continuará até que aqueles envolvidos em ações desestabilizadoras, que continuam a atacar as forças de segurança com armas e danos materiais, tenham sido completamente derrotados, de acordo com uma declaração emitida pelo serviço de imprensa presidencial.

Tokayev participou de uma reunião da Sede Operacional da República para a luta contra o terrorismo junto com os ministros interinos e de defesa em exercício, assim como o presidente do Comitê de Segurança Nacional.

Durante a sessão, foi relatado que tropas da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) começaram a chegar à nação asiática para ajudar a restaurar a ordem.

“Este contingente chegou por um período de tempo limitado para realizar a defesa e a proteção de objetos estratégicos”, enfatizou a declaração. Na reunião, as autoridades cazaques decidiram ativar o nível crítico vermelho de ameaça terrorista em todo o estado, disse o Comitê de Segurança Nacional do país na sexta-feira, de acordo com a agência de notícias Kazinform.

A decisão envolveu a tomada de um conjunto de medidas destinadas a estabilizar a situação no país e eliminar a ameaça terrorista às pessoas e ao Estado.

De acordo com a agência de notícias cazaque Tengrinews, sob o nível vermelho de ameaça terrorista, os serviços de segurança do país estão autorizados a realizar buscas, inspecionar pertences e veículos, e restringir ou proibir temporariamente o movimento de transporte ou de pessoas.

Ele também permite que as forças da lei entrem nas residências e outras instalações sem impedimentos, monitorem as comunicações e informações transmitidas através de sistemas de telecomunicações.

Ao mesmo tempo, as autoridades podem mobilizar e iniciar a prontidão de combate de todo o pessoal dos serviços de inteligência, bem como reforçar as medidas de segurança.

As agências de aplicação da lei estabeleceram 70 pontos de controle rodoviário 24 horas por dia, enquanto as sedes das administrações regionais foram desocupadas e colocadas sob rigorosas medidas de segurança.

Segundo a mídia local, a situação mais difícil continua a ser relatada em Almaty, a antiga capital do país, onde continuam os confrontos entre as autoridades policiais e os envolvidos nas manifestações.

As ações de protesto começaram em 2 de janeiro em várias cidades do Cazaquistão e se espalharam por várias regiões, incluindo Almaty, onde em 5 de janeiro se intensificaram os tumultos, acompanhados de saques e ataques a instituições estatais.

Dada a rapidez com que as manifestações se espalharam e a magnitude que alcançaram em poucos dias, os analistas políticos acreditam que as ações não são espontâneas e são uma tentativa de aplicar o formato das chamadas revoluções coloridas no país, organizadas a partir do exterior.

acl/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.