27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Experto denuncia estratégia de colonização israelense em Jerusalém

experto-denuncia-estrategia-de-colonizacao-israelense-em-jerusalem

Experto denuncia estratégia de colonização israelense em Jerusalém

Ramallah, 7 jan (Prensa Latina) A decisão de Israel de construir 3 mil 57 casas para colonos na área ocupada de Jerusalém Oriental é parte de uma estratégia mais ampla para judaizar aquela região e isolá-la da Cisjordânia, denunciou um especialista hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Fakhri Abu Diab, pesquisador sobre assuntos de Jerusalém, criticou a aprovação das autoridades israelenses na última quarta-feira de cinco outros projetos expansionistas.

Um deles planeja construir 1.465 unidades habitacionais em um novo assentamento que conectará as colônias Har Home e Givat HaMatos, enquanto os outros quatro adicionarão 1.192 na área conhecida como French Hill, perto do Monte Scopus.

O primeiro é o mais perigoso porque bloqueará qualquer ligação entre os bairros palestinos de Jerusalém Oriental e a cidade de Belém, disse o especialista à agência de notícias Safa.

Os outros, alertou, vão cortar a comunicação entre várias áreas da chamada cidade sagrada. O plano é mais extenso e inclui ao norte a construção de 9 mil casas no antigo aeroporto de Qalandia (obra que foi paralisada no ano passado por críticas internacionais) e um novo bairro no corredor oriental conhecido como E1, sublinhou.

Abu Diab denunciou que as autoridades de ocupação estão trabalhando para aumentar o número de assentamentos e colonos, enquanto reduzem o número de palestinos com o confisco de terras e demolição de casas para forçá-los a emigrar.

As tropas israelenses ocuparam Jerusalém oriental na guerra de 1967 e, desde então, se recusam a se retirar, apesar das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

De fato, em 1980 as autoridades israelenses declararam toda a cidade como a capital eterna e indivisível do país, posição rejeitada pela comunidade internacional, que considera a área oriental como parte do futuro Estado palestino.

acl / rob / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.