17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Caso de estátua derrubada em Bristol poderia ir à corte britânica

Caso de estátua derrubada em Bristol poderia ir à corte britânica

Caso de estátua derrubada em Bristol poderia ir à corte britânica

Londres, 7 jan (Prensa Latina) A Procuradora-Geral Britânica, Suella Braveman, anunciou hoje que está considerando levar o caso da derrubada da estátua de um escravizador de Bristol ao tribunal de apelação após a absolvição do acusado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Embora esclarecendo que o veredicto não pode ser anulado, a Procuradora-Geral da Inglaterra e do País de Gales disse no Twitter que se reserva o direito de dar a outros juízes a oportunidade de rever a lei para o futuro.

Os quatro militantes foram acusados de travessura criminal por seu envolvimento em junho de 2020 na derrubada da estátua do comerciante de escravos Edward Colston durante um protesto inspirado no movimento antirracista que surgiu nos Estados Unidos após a morte do afro-americano George Floyd nas mãos de um policial branco.

A exoneração dos “Quatro de Colston”, como foram apelidados pela imprensa local, gerou muita controvérsia no país, especialmente nos círculos conservadores.

O ex-ministro da Justiça Robert Buckland foi um dos primeiros a pedir ao Ministério Público que enviasse o caso ao tribunal de apelação, enquanto outros também criticaram a decisão do júri.

O Primeiro-Ministro Boris Johnson, no entanto, foi mais conciliador, dizendo que a remoção de estátuas e monumentos erguidos em memória de figuras do passado deveria ser feita de forma democrática.

Entretanto, o líder conservador lembrou que “para o melhor ou para o pior”, o Reino Unido tem um legado histórico complexo e diversificado, razão pela qual ele se opôs às tentativas de reescrever a história do país.

Durante o julgamento, os quatro réus não negaram seu envolvimento nos eventos de 7 de junho de 2020, e argumentaram que o monumento do esclavagista do século 17 era uma afronta à cidade.

Após o protesto antirracista de Bristol, um grupo de estudantes assumiu, mas até agora sem sucesso, a exigência da remoção da estátua do colonialista Cecil Rhodes da Universidade de Oxford, e vários manifestantes intervieram no monumento ao ex-primeiro-ministro Winston Churchill na Praça do Parlamento.

mgt/nm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.