24 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Universidade de Havana, uma história com 294 anos em Cuba

Universidade de Havana, uma história com 294 anos em Cuba

Havana, 5 jan (Prensa Latina) A Universidade de Havana (UH), a instituição mais antiga do gênero em Cuba e considerada uma referência da identidade da nação, comemora hoje seus 294 anos de fundação, reconhecida por sua excelência acadêmica e relevância social.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por ocasião da data, a sede acadêmica preparou um programa de atividades que inclui a realização do ato central neste dia no Colégio Universitário de San Gerónimo, com a presença de autoridades do setor e outros convidados.

Também os jovens daquela instituição colocarão uma coroa de flores no local onde repousam os restos mortais do historiador da cidade de Havana Eusebio Leal (1942-2020), no Convento de São Francisco de Assis.

Da mesma forma, à tarde, a cerimônia de formatura do ano letivo 2020-2021 acontecerá na Aula Magna do UH.

No âmbito da festa, na véspera, foi inaugurada a exposição Lei Gravitacional na Galeria L na vizinhança do Vedado. A arte contemporânea na coleção de arte de Adelaida de Juan expressam a relação entre os acontecimentos do país e a universidade.

O UH foi fundada em 5 de janeiro de 1728 por frades dominicanos do convento de San Juan de Letrán, e foi chamada de Universidade Real e Pontifícia de San Gerónimo de La Habana.

De acordo com o portal da instituição na web, sua missão é contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político, por meio da implantação de processos de formação continuada de profissionais integrais, ciência, tecnologia, inovação e extensão universitária.

Atualmente possui 16 faculdades, três Entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação, um Instituto e Centros de pesquisa em diversos campos.

Além disso, possui 14.214 alunos de graduação e 1.273 professores em seu corpo docente.

O portal Top Universities aponta a UH como o berço do pensamento e da ação cubana mais avançada.

Considerada Alma Mater do ensino superior da ilha, trabalha em permanência pela excelência acadêmica e relevância social, amparada por uma forte projeção nacional e internacional, acrescenta a fonte.

Figuras renomadas da história cubana, como Carlos Manuel de Céspedes, Ignacio Agramonte, Antonio Guiteras, Juan Marinello, José Lezama Lima, Dulce María Loynaz, Roberto Fernández Retamar e o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, estudaram em suas aulas.

rgh/cgc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.