20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia aposta em resultados concretos no diálogo com a OTAN

Rusia, OTAN; relaciones

Rússia aposta em resultados concretos no diálogo com a OTAN

Moscou, 5 jan (Prensa Latina) A Rússia precisa de resultados concretos do diálogo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre garantias de segurança, em uma conversa que pretende ser abrangente e profunda, disse hoje o vice-ministro das Relações Exteriores, Alexander Grushko.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O diplomata em declarações à agência Sputnik sublinhou que a atual tensão na fronteira russa exige que ambas as partes se concentrem na tomada de decisões para realmente melhorar a situação no domínio da segurança militar.

“A verdade é que queremos levar a conversa de uma forma abrangente e profunda, porque a situação o exige e, claro, nos concentramos em obter resultados concretos. Não vamos dialogar por dialogar”, enfatizou Grushko.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia alertou que no momento não pode especificar se uma reunião será suficiente, “serão duas, três ou quatro reuniões”.

Da mesma forma, de acordo com o responsável, não se deve dizer que, após o intercâmbio entre a Rússia e o Conselho da OTAN, haverá um progresso considerável nas garantias de segurança.

“Ou avançamos no caminho que permite eliminar as legítimas preocupações da Rússia, relacionadas com as atividades militares da Aliança, a sua expansão, ou teremos que escolher outras formas de garantir a nossa segurança nacional”, frisou.

Nesse sentido, Grushko garantiu que a Rússia possui um conjunto bastante amplo de ferramentas técnicas e militares caso a segunda rota seja escolhida.

A reunião do Conselho Rússia-OTAN sobre garantias de segurança será realizada em 12 de janeiro em Bruxelas, Bélgica.

No dia 17 de dezembro, o Ministério das Relações Exteriores local divulgou o conteúdo dos documentos com as iniciativas da Rússia para o estabelecimento de acordos jurídicos com os Estados Unidos e os países membros da Aliança Atlântica, sobre garantias de segurança.

Uma das questões-chave destacadas nos projetos de acordos é a não expansão da OTAN para o leste, e que eles suspendam o envio de armas ofensivas pelo Ocidente em territórios de países próximos às fronteiras russas.

rgh/odf/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.