18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Registro Civil imprimirá lista definitiva de eleitores na Costa Rica

Registro Civil imprimirá lista definitiva de eleitores na Costa Rica

San José, 5 jan (Prensa Latina) O Registro Civil da Costa Rica tem até hoje para imprimir a lista de eleitores definitiva para as eleições gerais de fevereiro, nas quais cinco candidatos presidenciais monopolizam a intenção de votar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o Tribunal Supremo Eleitoral, no dia 6 de fevereiro, os costarriquenhos com direito a voto escolherão o presidente e dois vice-presidentes do país, além dos 57 deputados à Assembleia Legislativa para o período 2022-2026.

Até o momento, apenas cinco dos 24 candidatos à presidência monopolizam a intenção de voto dos eleitores.

Levantamento do Centro de Pesquisas e Estudos Políticos da Universidade da Costa Rica (CIEP-UCR), divulgado em dezembro passado, indica que, oito semanas antes dessas eleições, não há candidato capaz de obter 40% dos votos para ganhar no primeiro turno.

No entanto, indica que está nas mãos dos 40,5 % dos indecisos nesta consulta, feita aos mesmos 1.309 entrevistados em outubro passado, sob o formato de ‘painel’.

Essa modalidade é utilizada para conhecer as mudanças de critério de quem tem direito de ir às urnas no dia 6 de fevereiro de 2022.

Embora o número dos que ainda não sabem quem votar seja alto, é surpreendente que seja quase 8% a menos do que há dois meses, quando 48% não haviam escolhido seu candidato presidencial.

Nesse sentido, esta pesquisa de opinião pública reflete que o candidato do Partido da Libertação Nacional, o ex-presidente José María Figueres (1994-1998), continua perdendo espaço para seus concorrentes mais próximos à primeira magistratura.

Figueres hoje aparece em um empate técnico com Lineth Saborío, do Partido da Unidade Social Cristã.

Especifica que o ex-governante agora tem 17,2% da intenção de voto dos eleitores costarriquenhos, enquanto Saborío tem 15,1%, uma vantagem inferior à margem de erro da consulta, fixada em mais ou menos 2,7 pontos percentuais.

Atrás deles, em aparente ascensão em relação à votação de outubro anterior, estão os candidatos Fabrício Alvarado, do Partido Nova República, com preferência eleitoral de 6,9%; José María Villalta, para a Frente Ampla (6.8); e Rodrigo Chaves, para o Progresso Social Democrático (6.2).

A esse respeito, o relatório CIEP-UCR afirma que “a disputa pela Presidência começa a se delinear como uma disputa entre dois blocos”.

O texto acrescenta que por um lado está as duas candidaturas que aparecem com maior apoio e o segundo grupo que procura encurtar as diferenças, mas com metade do apoio dos que lideram”.

rgh/ale/cm

Rússia aposta

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.