22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Declaram estado de emergência no Cazaquistão frente a protestos

Kazajastán, estado, emergencia

Declaram estado de emergência no Cazaquistão frente a protestos

Nursultan, 5 jan (Prensa Latina) O presidente do Cazaquistão, Kassym-Zhomart Tokayev, declarou hoje o estado de emergência na região de Almaty, após uma onda de protestos que o país enfrenta por causa da alta dos preços dos combustíveis.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A assessoria de imprensa presidencial informou que a ordem do presidente do Cazaquistão visa restaurar imediatamente a segurança dos cidadãos, a ordem pública e proteger os direitos e liberdades da população.

Da mesma forma, o texto diz que o estado de emergência irá vigorar até o dia 19 deste mês, e por enquanto está limitado aos limites da cidade de Almaty e da província de Mangystau, onde o toque de recolher foi estabelecido a partir das 23h até 07h do horário local.

Da mesma forma, as autoridades fortalecerão a proteção da ordem pública, especialmente as importantes instalações estatais e estratégicas, bem como aquelas que garantem a vida dos cidadãos e o funcionamento dos transportes.

O decreto também proíbe a venda de armas, munições, explosivos, substâncias tóxicas e outros meios.

Foi estabelecido um regime especial para a circulação de drogas, entorpecentes, substâncias psicotrópicas, bem como álcool etílico e bebidas alcoólicas.

Desde o último dia 2 de janeiro, os moradores das cidades de Zhanaozen e Aktau, na região de Mangistau, tomaram as ruas em massa devido ao aumento dos preços do gás liquefeito de petróleo, que abastece a maioria dos veículos da região.

O valor do combustível disparou de 50-60 tengues (cerca de $ 0,11-0,14) para 120 tengues ($ 0,28) por litro.

Horas depois, os protestos se espalharam pelo Cazaquistão, o que levou a uma reunião das autoridades com os manifestantes, onde concordaram com uma redução no preço do gás liquefeito em Mangistau, no entanto, a situação não se estabilizou.

Neste dia de agitação, centenas de pessoas saíram às ruas de Almaty (a maior cidade do país) e, em meio aos tumultos, alguns dos participantes atacaram agentes de segurança e queimaram várias viaturas da polícia.

A mídia local relata que as agências de aplicação da lei usaram gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e fumaça para dispersar os manifestantes mais violentos.

rgh/odf/cm

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.