18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chile rejeita licitação de lítio promovida por Piñera

Chile, litio, licitación, rechazo

Chile rejeita licitação de lítio promovida por Piñera

Santiago do Chile, 5 de jan (Prensa Latina) Diversos setores chilenos rejeitam hoje o processo de licitação do lítio, promovido pelo presidente Sebastián Piñera, que beneficiará as empresas transnacionais e envolverá a privatização deste recurso estratégico.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Faltando apenas alguns meses para completar seu mandato, Piñera anunciou um leilão para a adjudicação de contratos operacionais para explorar e produzir 400 mil toneladas desse metal leve, utilizado na fabricação de baterias.

Entre as empresas concorrentes estão a Albemarle, com sede na Carolina do Norte (Estados Unidos), e a Sociedad Química y Minera de Chile Soquimich, que possuíam ou estão pendentes de litígio com o Estado chileno.

“Dar a esses consórcios a exploração do lítio no norte do país significaria fortalecer o modelo extrativista e as empresas privadas, em detrimento de projetos produtivos, sustentáveis e benéficos para o Chile”, disse uma matéria no semanário digital El Siglo.

Vários deputados apresentaram esta semana ao Tribunal de Apelações de Santiago um recurso de proteção para interromper o processo.

“O que o governo está fazendo é colocar em risco o interesse geral da nação”, denunciou o parlamentar Raúl Soto, um dos promotores da ação.

Camila Vallejo, também parlamentar, alertou que o edital é mal elaborado, não permite estimar seu impacto ambiental, não existe estratégia de geração de valor agregado e é entregue a um preço bem inferior ao comercial.

Por outro lado, o plano promovido por Piñera viola as normas de consulta às comunidades indígenas próximas ao local de exploração no deserto do Atacama.

Para o deputado Giorgio Jackson, integrante da equipe do presidente eleito, Gabriel Boric, o prudente é postergar o processo de adjudicação e “não o fazer na última hora ou nos descontos da atual administração”.

“Para nós, o lítio constitui, como diz nosso programa, uma área estratégica para o desenvolvimento produtivo”, lembrou Jackson.

A Federação dos Trabalhadores do Cobre (FTC) expressou sua rejeição ao plano de Piñera de entregar a exploração do metal precioso ao setor privado e às empresas transnacionais.

Segundo a FTC, deveria ser criada uma Corporação Nacional de Lítio, semelhante à que existe com o cobre, e considerou que o país possui capacidade profissional, técnica e de investimento para a sua exploração.

As mobilizações contra a privatização deste recurso natural foram convocadas para sexta-feira em todo o território nacional.

rgh / car / fav

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.