20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia nega confronto com outros países para cooperação com a África

Vsevolod-Tkachenko

Rússia nega confronto com outros países para cooperação com a África

Moscou, 4 jan (Prensa Latina) O chefe do departamento africano do Ministério das Relações Exteriores Russo, Vsévolod Tkachenko, negou hoje que seu país considere a cooperação com as nações africanas um cenário de confronto com outros Estados.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em entrevista à agência Sputnik, o diplomata garantiu que a Rússia está aberta à ampliação do intercâmbio internacional do continente africano com a China e a União Européia.

Moscou, segundo Tkachenko, entende que “muitos têm seus próprios interesses econômicos e políticos, que nem sempre coincidem com os dos outros”.

“Mas acreditamos que a competição saudável pode até beneficiar a causa, o principal é que ela seja civilizada. Nossa abordagem de princípios é focar na cooperação, não no confronto”, frisou.

Ao mesmo tempo, o diplomata sublinhou que em África ainda são os seus nacionais que têm de decidir com quem e como cooperar.

As declarações do representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia respondem às críticas da França pela possível cooperação das autoridades de Bamako com uma empresa de segurança privada russa, um acordo que ainda não existe.

“Consideramos que as críticas devem ser substanciais e baseadas em fatos ou evidências credíveis. Neste caso, a reação francesa à possível relação das autoridades do Mali com as empresas privadas russas parece um tanto exagerada, por algo que ainda não existe”, disse Tkachenko.

Nesse sentido, o ministro das relações exteriores russo, Sergei Lavrov, alertou anteriormente que as acusações contra seu país sobre o envio de supostos mercenários para o Mali são infundadas.

A esse respeito, reiterou que Moscou já explicou a seus colegas franceses o tipo de intercâmbio que estão desenvolvendo.

Em uma entrevista ao Sputnik, o ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop, também assegurou que a campanha da mídia contra a Rússia sobre o trabalho de entidades de segurança russas independentes em seu país visa acabar com a cooperação.

Moscou negou repetidamente as acusações sobre a presença militar da Rússia em vários países africanos, em particular, o Kremlin afirmou que em Bamako não há representantes das forças armadas nacionais.

oda / odf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.