20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedem ao próximo governo chileno que promova os direitos humanos

Gabriel Boric

Pedem ao próximo governo chileno que promova os direitos humanos

Santiago do Chile, 4 jan (Prensa Latina) As organizações sociais chilenas hoje exigem que o próximo governo avance na defesa dos direitos humanos, acabe com a militarização da Macrozona Sul e redesenhe a política migratória.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um comunicado assinado por 18 grupos celebra a vitória nas eleições presidenciais do candidato de esquerda Gabriel Boric sobre seu rival, o de extrema direita José Antonio Kast, mas alerta que o fascismo só foi derrotado eleitoralmente, não politicamente. O texto pede que Boric, que assumirá a presidência no dia 11 de março, traduza em medidas concretas suas intenções para evitar a impunidade dos crimes cometidos pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e durante a eclosão social de 2019.

“O novo governo deve priorizar a verdade, a justiça, a devida reparação e as garantias de não repetição, em conformidade com as obrigações internacionais de direitos humanos”, afirma.

Os signatários afirmam priorizar a reestruturação das Forças Armadas e da Polícia dos Carabineros e uma profunda reforma do Ministério Público e do Poder Judicial.

Exigem também a libertação dos presos políticos dos protestos de 2019, o fim da militarização da Macrozona Sul, onde vive o povo Mapuche, e o estabelecimento de uma política de diálogo na região.

Em relação às migrações no norte, eles rejeitam a proposta da extrema direita de construir uma vala na fronteira para impedir a entrada de indocumentados e defendem uma política que respeite os direitos humanos.

A carta foi assinada pela Associação de Familiares de Detidos Desaparecidos, Comissão Chilena de Direitos Humanos, Comissão de Ética contra Tortura, Coordenadora de Vítimas e Familiares de Trauma Ocular, Centro de Capacitação Memória e Futuro e Associação de Mulheres Democráticas, entre outras organizações.

acl / car / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.