22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diversidade da natureza em Cuba, interessante opção turística (+Fotos)

Telmo-Ledo

Diversidade da natureza em Cuba, interessante opção turística (+Fotos)

Por Teyuné Díaz Díaz
Havana, 4 jan (Prensa Latina) A diversidade da natureza em Cuba a posiciona como um importante pólo biológico em nível insular, acompanhada, além disso, por uma geologia variada e complexa, especial para a prática do turismo sustentável.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nesta modalidade recreativa, o visitante participa em diversas atividades ao ar livre que implicam gastos energéticos, explicou à Prensa Latina o principal especialista do Departamento de Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Telmo Ledo.

Telmo-Ledo

Em Cuba, acrescentou, já foram identificadas cerca de 30 áreas para essas práticas.

Observação de pássaros, caminhadas, montanhismo, ciclismo, camping, cavalgadas, espeleologia, cultura e história são algumas das atividades que já são comercializadas por agências de viagens e operadoras de turismo, mas exigem maior impulso, acrescentou.

Segundo especialistas, o sucesso de sua gestão está ligado à existência de áreas naturais no país com alto grau de diversidade biológica, bem preservadas, com elevados valores estético-paisagísticos, atributos que podem ser vistos em diferentes regiões do arquipélago cubano.

Segundo Ledo, na ilha existe uma estratégia para o desenvolvimento do turismo de natureza, em que se contempla a aplicação dos princípios do desenvolvimento sustentável e, adicionalmente, se determina o potencial das atividades a serem realizadas, questão da primeira ordem.

Telmo-Ledo

Para tal, afirmou, a ilha estabeleceu locais de interesse onde a sociedade exprime as raízes da nossa identidade, a diversidade das manifestações e o respeito do património cultural da nação. As atividades, indicou, devem basear-se na aptidão, na complexidade funcional, nos mecanismos de autorregulação e na estabilidade geoecológica dos locais para garantir a integridade, os ciclos e os ritmos da natureza.

Não deve causar danos e impactos significativos, nem afetar a gestão integrada dos recursos naturais. Além disso, continuou, nestas áreas o governo, a população e as diferentes administrações devem gerir eficazmente o local para controlar os riscos, catástrofes, distúrbios e incertezas.

São espaços que possuem determinados níveis de estudo e pesquisa sobre suas características naturais e contam com infraestrutura adequada para a proteção ambiental.

Pelas características geográficas de Cuba – uma ilha longa e estreita – os locais de interesse natural e histórico estão sempre próximos do visitante, por isso passear pela maior ilha do Caribe é uma experiência inesquecível em todas as épocas do ano, frisou .

Aliado a isso, um clima agradavelmente quente, a ausência de animais perigosos e guias competentes, frisou.

Cuba precisa diversificar seu produto turístico para além do sol e da praia, aproveitar ao máximo seus reconhecidos valores naturais, a qualidade de sua gente e os elementos de nível de serviço que contribuem para que os visitantes internacionais se sintam bem em nosso país, disse o especialista.

Recentemente, comentou, Viñales foi galardoada com a categoria de Geoparque Nacional pelos seus valores geomorfológicos, paisagísticos e culturais, e que no futuro lhe permitiriam integrar a rede mundial deste tipo de áreas – cerca de 200 no mundo.

Localizada na província ocidental de Pinar del Río, a nova nomenclatura para Viñales pode trazer um aumento de visitantes, mas ao cobrir áreas maiores permitirá dispersar aquelas áreas com concentração de visitantes e diversificar a proposta.

Em sua opinião, poderia estar localizado em um portfólio de negócios na forma de um pacote turístico de natureza para oferecer e comercializar no exterior, alternativa que não seja uma visita de um dia a um local e oferecer ao viajante uma experiência mais completa, frisou.

Trata-se de criar um novo modelo de desenvolvimento sustentável e isso implica cumprir certos princípios que vão além do econômico e social, passa pelo cuidado do espaço público, pela defesa dos valores culturais e pela incorporação social da mulher, do jovem, de pessoas com deficiência.

Portanto, podemos dizer que o turismo realmente contribui para o desenvolvimento sustentável do país, concluiu.

mem / tdd / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.