21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reitera Rússia o compromisso de prevenir guerra nuclear

An atmospheric nuclear test conducted by the US at Enewetak Atoll on 1 November 1952. It was the world's first successful hydrogen bomb.

Reitera Rússia o compromisso de prevenir guerra nuclear

Moscou, 3 jan (Prensa Latina) Rússia, China, Reino Unido, Estados Unidos e França reiteraram hoje seu compromisso com o tratado de não proliferação de armas nucleares, e com ele sua responsabilidade de prevenir uma guerra entre os países que as possuem.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira pelo Kremlin destaca que sua principal responsabilidade é a prevenção de um confronto armado entre nações com esse tipo de munição, bem como a redução de riscos estratégicos.

“Declaramos que não pode haver vencedores em uma guerra nuclear e que ela nunca deve ser desencadeada. Já que o uso de armas nucleares teria consequências de longo alcance”, disse o comunicado.

A este respeito, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, María Zajárova, destacou que esta nação apóia a assinatura do documento, que desenvolve as declarações bilaterais aprovadas com os Estados Unidos e a China nos dias 16 e 28 de junho de 2021, respectivamente.

“A declaração reflete uma ideia importante para nós: a inadmissibilidade de uma guerra – tanto nuclear quanto com armas convencionais – entre os estados possuidores”, explicou a diplomata.

Zajárova garantiu que Moscou espera que, “nas difíceis circunstâncias atuais”, a aprovação de uma declaração política deste tipo por parte dos dirigentes das nações com armas nucleares “contribua para a redução das tensões internacionais e ajude a frear a corrida de armamentos”.

Nesse sentido, o documento afirma que as partes se comprometem a trabalhar com todas as nações para criar um ambiente de segurança mais favorável ao avanço do desarmamento, a fim de construir um mundo livre deste tipo de instrumentos sem comprometer a segurança de ninguém.

Da mesma forma, os seis países signatários ressaltaram a importância do cumprimento dos acordos bilaterais e multilaterais sobre não proliferação nuclear, desarmamento e controle de armas. Rússia, China, Reino Unido, Estados Unidos e França disseram estar determinados a iniciar um diálogo construtivo baseado no respeito mútuo e no reconhecimento dos interesses e preocupações de segurança dos outros.

gas / odf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.