20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã demanda ação da ONU para condenar assassinato de Qassem Soleimani

Irán, ONU, acciones, asesinato, Qassem Soleimani

Irã demanda ação da ONU para condenar assassinato de Qassem Soleimani

Teerã, 2 de jan (Prensa Latina) O Irã exigiu da ONU uma resolução condenando o assassinato do general Qassem Soleimani cometido pelos Estados Unidos em 3 de janeiro de 2020, informou hoje a rede HispanTV.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Governo da República Islâmica enviou este pedido à Assembleia Geral da mais alta instância mundial, na qual recorda a proibição dos Estados de praticarem ações prejudiciais à paz e à segurança.

Soleimani, ex-comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica no Irã, foi morto a tiros em Bagdá, no Iraque, pela aviação dos EUA em uma operação descrita por Teerã como terrorista.

O então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gabou-se desse crime, alegando responsabilidade intelectual pela ação.

A ONU, reflete a nota do Irã, deve adotar iniciativas legais para repudiar os assassinatos de funcionários e diplomatas, a fim de evitar que voltem a acontecer.

O texto também lamenta que a comunidade internacional permaneça silenciosa diante da impunidade com que Washington age por meio de sua política de extremo unilateralismo.

Por esse motivo, ele avisa, a paz estará em perigo ainda maior se os perpetradores do ataque terrorista contra Qassem Soleimani estiverem completamente em liberdade.

Junto com o general iraniano, outros oito combatentes foram mortos, incluindo o vice-comandante das Unidades de Mobilização Popular do Iraque (Al-Hashad Al-Shabi, em árabe), Abu Mahdi al-Mohandes.

Um comunicado do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica destacou que a vingança mais importante pelo assassinato de seu comandante consiste em impedir o sucesso de Washington na região, objetivo que Soleimani sempre perseguiu.

jha / arc / sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.