23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Uma ficção colossal

Uma ficção colossal

Por Ariel B. Coya

Tóquio, 1º jan (Prensa Latina) Como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, demorou quatro anos para a segunda temporada. E depois outro, para o terceiro. E quase mais duas para a quarta: a Temporada Final, cuja segunda parte finalmente começa a ser filmada no Japão em 9 de janeiro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Mais de oito anos, enfim, desde 2013. Mas valeu a pena.

Com seu clima apocalíptico, suas fronteiras evanescentes e sua complexa alquimia de tramas, batalhas e criaturas desesperadas; com tudo isso e muito mais, senhoras e senhores, Shingeki no Kyojinse está se despedindo em grande estilo. E aqueles de nós que são fãs dos Titãs comemoram como anões.

Alguém já viu esse anime? É hora de fazê-lo: os primeiros minutos são suficientes para entrarmos naquele estranho universo do qual mais tarde, quando a série terminar, demoraremos muito a sair. E não, não vou contar mais. Não porque de repente me tornei discreto, mas porque se fala e se vê menos Shingeki … uma ficção estranha e monumental, narrada com o ritmo vibrante e preciso que só as obras-primas possuem.

Dizem que para Hajime Isayama escrever o final da história foi extremamente difícil, porque ele sentiu que o que queria transmitir estava além de suas habilidades.

Dizem que o resultado do anime será diferente do mangá original. Mas neste artigo do Orbe não vou falar sobre isso, assim como não vou falar sobre a mutação abrupta de Eren, ou a guerra fratricida entre Marley e Eldia, ou o andaime filosófico por trás do poder do “titã fundador”. Sério, o que importa tudo isso, se vamos nos divertir muito assistindo essa última temporada de qualquer maneira.

É por isso que fico, por ora, com os olhares silenciosos dos personagens de uma das sequências finais do episódio 75 -a última transmissão até esta volta-, quando sopra uma brisa na torre de vigia e Gaby está prestes a explodir lágrimas, enquanto Pieck aponta um dedo acusador para Eren, pouco antes de o chão se abrir sob seus pés e um ataque surpresa emergir das mandíbulas do castelo. Sim, Shingeki … são aqueles segundos em que todos -os personagens e os espectadores- ficam sem respirar antes da explosão que ocorre; enquanto Connie, com a perplexidade estampada no rosto, pergunta o que está errado e Armin responde: “Já começou. Os titãs entraram em ação.”

Esses olhares de espanto e fascínio, de suspense na sua forma mais pura, resumem perfeitamente o que é esta série.

À distância vemos como se aproxima a última ronda, sentimos um pouco a mesma tristeza de Armin, Mikasa e Reiner, sabendo que a certeza do fim é inevitável.

Não em vão, antes que Jean dissesse um pressentimento: “A humanidade não tem chance contra os Titãs”. E antes que Mikasa dissesse: “Este mundo é implacável e também é muito bonito.” E ainda antes, há mais de oito anos o amigo Iván chegou um dia em casa com um pen drive na mão e me disse: “Parceiro, começou uma nova série de gigantes lá que comem gente. Trouxe para você os dois primeiros capítulos.”

Sinto muito, mas quero fazer uma pausa na última cena e olhar ansiosamente para o passado por um momento. Ainda bem que aconteceu. Quantos grandes momentos vieram depois; e saber quantos nos restam.

Honestamente, não sei com o que podemos substituir Shingeki no Kyojin, mas se há uma coisa de que tenho certeza é que veremos muito poucas coisas que estão no nível dele.

(Retirado do Orb)

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.