21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia e os EUA devem interagir de forma construtiva, diz Putin

Rusia, EEUU, relaciones, Putin

Rússia e os EUA devem interagir de forma construtiva, diz Putin

Moscou, 30 dez (Prensa Latina) A Rússia e os Estados Unidos, como países com responsabilidade especial pela estabilidade internacional e regional, podem e devem interagir de forma construtiva, disse hoje o presidente russo, Vladimir Putin.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma mensagem de parabéns pelo Natal e pelo próximo Ano Novo a seu homólogo americano, Joe Biden, o presidente russo pediu uma combinação de esforços em face dos muitos desafios e ameaças que a humanidade enfrenta, relatou o site oficial do Kremlin na Internet.

“Estou convencido de que no desenvolvimento dos acordos alcançados durante a cúpula de junho em Genebra e nos contatos subsequentes, podemos avançar e estabelecer um diálogo russo-americano eficaz, baseado no respeito mútuo e na consideração dos interesses nacionais de cada um.” estressado.

O pedido de garantias de segurança colocado na mesa de negociações pelo Kremlin é um dos temas do diálogo telefônico que os dois chefes de Estado terão hoje, às 23h30, horário de Moscou.

A conversa, a segunda neste mês após a troca por videoconferência no dia 7 de dezembro, foi confirmada nesta quarta-feira por Moscou e Washington.

Segundo o porta-voz presidencial da Rússia, Dmitri Peskov, entre as possíveis questões a serem tratadas pelos chefes de Estado está a próxima interação diplomática entre os dois países para analisar as propostas de acordos de segurança apresentadas por Moscou no dia 15 de dezembro.

Anteriormente, o vice-chanceler russo, Sergei Riabkov, confirmou que as consultas para discutir o conteúdo dos projetos entregues a Washington estão marcadas para 10 de janeiro, na cidade suíça de Genebra.

O responsável frisou que Moscovo pretende que este primeiro intercâmbio seja o início das negociações sobre estas iniciativas, tendo em conta que as partes não resolverão todas as questões numa só reunião, afirmou.

No entanto, esclareceu que o processo de resolução de conflitos não pode ser prorrogado devido à urgência e importância da questão e à necessidade de travar a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) para a fronteira com a nação euro-asiática.

No dia 17 de dezembro, o Itamaraty revelou o conteúdo dos documentos com as propostas do Kremlin para o estabelecimento de acordos jurídicos com os Estados Unidos sobre garantias de segurança.

Na última conversa dos presidentes o tema predominante foi a situação na Ucrânia, além das relações bilaterais, cibersegurança e o acordo nuclear iraniano.

Esta quinta-feira será o sexto intercâmbio deste ano entre Putin e Biden, dos quais três foram por telefone, além da cúpula presencial em 16 de junho em Genebra e a videoconferência em 7 de dezembro.

Para cientistas políticos e diplomatas, o diálogo de 30 dez, próximo ao final do ano, é imprescindível em meio a um clima de fortes tensões entre as partes e para alguns manda uma mensagem de otimismo sobre o interesse de avançar em possíveis acordos.

A aproximação das forças dos EUA e da OTAN às fronteiras russas, seu avanço para o leste e a militarização da Ucrânia são considerados por Moscou como ameaças graves às quais deve responder se não forem estabelecidos compromissos imediatos de segurança.

jf/mml/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.