20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Peregrinação a Cuba homenageará o poeta Jesús Orta Ruiz

Cuba, Indio Naborí, peregrinación, homenaje

Peregrinação a Cuba homenageará o poeta Jesús Orta Ruiz

Havana, 30 Dez (Prensa Latina) O Centro Ibero-Americano da Décima e do Verso Improvisado convocou hoje uma peregrinação em homenagem ao poeta cubano Jesús Orta Ruiz, 16 anos após sua partida física.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Até ao túmulo onde repousam os restos mortais do menestrel conhecido como El Indio Naborí, no cemitério do Convento de São Francisco de Assis desta capital, familiares e amigos virão prestar uma merecida homenagem a quem constituiu uma das vozes mais ruidosas do décimo em Cuba.

Naborí (1922-2005) destacou-se por sua atuação como poeta, jornalista e pesquisador literário, cuja obra renovou o décimo cantado e escrito ao elogiar outros gêneros relevantes de sua época, entre eles, o soneto, a elegia e a lírica social.

Fiel aos princípios da Revolução Cubana, Orta Ruiz demonstrou suas raízes profundas nas grandes massas e, como cronista, refletiu em seus décimos as mudanças e realidades de seu tempo.

Assim, centrou-se no folclore latino-americano, na cultura camponesa, nas expressões poéticas, na cultura comunitária, o pensamento político de Fidel Castro somado à ideologia do Herói Nacional de Cuba, José Martí.

Entre seus reconhecimentos destacam-se o Prêmio Nacional de Literatura, a Ordem de Primeiro Grau Félix Varela e o título honorário de Herói do Trabalho da República de Cuba.

jf/chm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.