26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Maior bloco comercial do mundo entrará em vigor em janeiro

Asia, acuerdo, comercial, lanzamiento

Maior bloco comercial do mundo entrará em vigor em janeiro

Genebra, 30 Dez (Prensa Latina) Um novo acordo de livre comércio para a Ásia e o Pacífico, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2022, criará o maior bloco comercial do mundo em tamanho econômico, informou hoje um estudo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) anunciou a Associação Econômica Integral Regional composta por 15 países do Leste Asiático e Pacífico com diferentes economias e estágios de desenvolvimento.

Esse bloco será formado pela Austrália, Brunei, Camboja, China, Indonésia, Japão, República da Coréia, Laos, Malásia, Mianmar, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

A associação de livre comércio entre essas nações, que constituem um terço da economia mundial, eliminará 90% das tarifas e deverá aumentar as exportações intra-regionais em 42 bilhões de dólares.

Pelos cálculos da Unctad, será o maior acordo comercial do mundo, medido pelo Produto Interno Bruto de seus associados em relação a outros acordos regionais em termos de seu peso no PIB mundial.

Destes, ele cita o Mercosul, a Zona Franca Continental Africana, a União Européia e o acordo entre Canadá, Estados Unidos e México.

As estimativas indicam que seu impacto no comércio internacional será significativo, pois seu dinamismo no intercâmbio de bens e serviços o tornará um centro de gravidade do tráfego mundial.

Em meio à pandemia do Covid-19, a entrada em vigor do acordo também pode favorecer a resistência do comércio, pois a experiência indica que esse tipo de associação tem sido relativamente mais forte diante da queda do câmbio mundial de mercadorias ocasionada pela pandemia.

Segundo o acordo, a liberalização do comércio resultará em uma redução progressiva das tarifas, enquanto muitas serão removidas imediatamente, outras serão reduzidas gradualmente ao longo de 20 anos.

A Unctad concluiu que toda a região será beneficiada com as concessões tarifárias da aliança, já que a maior parte virá com exportações de países terceiros.

jf/crc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.