23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cumprimentam o 63º aniversário da Revolução Cubana no Panamá (+ Foto)

Panamá, Cuba, solidaridad, aniversrio, Revolución

Cumprimentam o 63º aniversário da Revolução Cubana no Panamá (+ Foto)

Panamá, 30 dez(Prensa Latina) Mensagens no Panamá para saudar o 63º aniversário da Revolução Cubana encerraram hoje um ano de 2021 intensas mobilizações em apoio a seu legado e de rejeição ao bloqueio dos Estados Unidos à ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao dar os parabéns, Javier Medina, chefe da Coordenação Nacional de Solidariedade, referiu-se ao crescente apoio à demanda pelo fim do cerco econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba há mais de 60 anos e à condenação das 243 medidas de pressão contra a ilha no meio da Covid-19.

Em um breve resumo do que significou este ano nessa luta a favor de Cuba e seu povo, Medina destacou a realização de cerca de seis caravanas contra o bloqueio e por mais Pontes de Amor.

Também destacou a concentração no parque Belisario Porras, na capital panamenha, próximo à embaixada cubana, após a votação na Assembléia Geral das Nações Unidas que exigiu de forma majoritária o fim da política hostil dos Estados Unidos.

Para o ativista, também são de especial importância os atos de agradecimento e a recepção prestada este ano no Panamá pelos diversos capítulos provinciais de solidariedade aos integrantes da brigada médica internacional Henry Reeve, que chegaram para apoiar a luta contra a pandemia.

As noites comemorativas das datas nacionais cubanas, disse, nos permitem reafirmar nosso compromisso com a defesa da causa do povo cubano e de sua soberania.

Da mesma forma, mencionou as concentrações junto aos sindicatos, movimentos populares, residentes cubanos e outros setores, para repudiar os planos contra a Revolução Cubana, quando grupos mercenários pagos por Washington tentaram desestabilizar a maior das Antilhas e até sitiar a sede da sua representação diplomática no Panamá.

No ano que termina, disse, foi também notória a realização de cerca de duas reuniões do Coordenador Nacional de Solidariedade com Cuba, que delineou ações destinadas a consolidar esse trabalho.

Por sua vez, o coordenador da Associação Martiana de Moradores de Cuba no Panamá (AMCRP), Humberto Pérez, acrescentou que além de muitas das atividades que compartilharam com a Coordenadora de Solidariedade, o grupo que lidera apoiou compatriotas que se encontravam em dificuldades no istmo em fechamentos devido a Covid-19.

Da mesma forma, elogiou o movimento de arrecadação de acessórios para apoiar a vacinação contra Covid-19 em Cuba e que, graças à participação solidária, a AMCRP e outras contrapartes da América Latina e do Caribe, inclusive da Europa; e dos Estados Unidos conseguiram recolher e levar para a ilha mais de 11 milhões e 200 mil seringas, chaves de imunização contra a doença.

 

Pérez também destacou a criação do Grupo Latino-americano e Caribenho de Comunicação e Informação, outra iniciativa para divulgar a mensagem do amor nas redes sociais, mas também para repudiar o bloqueio norte-americano que tenta sufocar as famílias cubanas.

Também destacou a legalização de uma sede para acolher estas e outras iniciativas, como a Casa de la Cultura Cuba-Panamá, La Vitrina, que iniciará seu programa de atividades nas próximas semanas.

Até 2022, destacou, as linhas do AMCRP foram claras este ano em nosso encontro nacional, com prioridade para a luta pelo fim do cerco dos Estados Unidos a Cuba e a promoção de nossas raízes e tradições culturais, esferas nas quais mantemos Relações estreitas e relações de cooperação com o pessoal diplomático do Panamá.

jha / ga/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.