16 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Hospital afegão para tratar Covid-19 fechado por problemas financeiro

hospital-afegao-para-tratar-covid-19-fechado-por-problemas-financeiro

Hospital afegão para tratar Covid-19 fechado por problemas financeiro

Cabul, 29 de dez (Prensa Latina) O único hospital para tratar Covid-19 na província afegã de Uruzgan fechou devido a problemas financeiros e à falta de cooperação de doadores, anunciaram hoje autoridades de Saúde Pública.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O centro de saúde com 20 leitos para pacientes com o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a atual pandemia, foi inaugurado em Tirinkot, capital da província, em janeiro de 2021, informou a agência de notícias afegã Pajhwok.

Segundo o diretor de Saúde Pública, Dr. Mohammadullah Rohani, o hospital parou de funcionar após o término de seu contrato com os doadores.

Por um mês não houve nenhum outro centro para o tratamento e hospitalização de pacientes com Covid-19 em Uruzgan, acrescentou o oficial.

Os hospitais para o tratamento da pandemia em outras províncias afegãs também podem sofrer o mesmo destino, acrescentou a fonte.

Há dois dias, as autoridades de saúde alertaram que o hospital da província de Kunduz está prestes a fechar por falta de pagamento dos salários dos funcionários há sete meses.

O diretor do referido centro de saúde, Dr. Daud Ghani, destacou que se enfrentam uma grave crise e se a situação persistir, a unidade terá que ser fechada.

O Afeganistão está passando por uma encruzilhada econômica quando os Estados Unidos congelaram US $ 9,4 bilhões de seus ativos em seus bancos.

A decisão dos EUA piorou a situação do Afeganistão, já que os preços dos alimentos e dos combustíveis dobraram, centenas de milhares de pessoas ficaram sem trabalho e as atividades financeiras caíram drasticamente.

Junto com Washington, o Banco Mundial bloqueou as contas dos projetos que foram desenvolvidos no Afeganistão.

Da mesma forma, o Fundo Monetário Internacional suspendeu o acesso dos afegãos aos seus recursos, incluindo US $ 440 milhões em novas reservas monetárias.

A suspensão da ajuda financeira atingiu duramente uma economia afegã dependente de ajuda externa.

O grupo armado do Taleban conquistou esta nação após a saída do presidente Ashraf Ghani, cujo exército de 300.000 homens – treinados e equipados pelos Estados Unidos – desmoronou diante do rápido avanço dos fundamentalistas islâmicos radicais.

A Casa Branca desperdiçou US $ 2,26 trilhões na guerra afegã, de acordo com a Brown University, e após 20 anos de ocupação militar deixou milhares de civis mortos e um país muito mais empobrecido.

rgh / abm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.