24 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vietnã e Cuba facilitam o comércio e a cooperação bilateral

Vietnã e Cuba facilitam o comércio e a cooperação bilateral

Hanói, 28 dez (Prensa Latina) Vietnã e Cuba acordaram hoje, durante a XXXIX Reunião da Comissão Intergovernamental, criar condições para que suas empresas aproveitem melhor as preferências tarifárias a fim de aumentar o comércio e a cooperação bilateral.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Co-presididos pelo Ministro da Construção vietnamita, Nguyen Thanh Nghi, e pelo Ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca, as partes revisaram o Plano de Ação para implementar a Agenda Econômica 2021-2025.

Nesse contexto, e em formato virtual, concordaram em continuar desenvolvendo o programa de assessoramento do Vietnã para o cultivo de arroz e milho em Cuba, bem como na aquicultura, a fim de contribuir para a segurança alimentar da ilha.

A representação cubana prometeu criar condições para que as diversas empresas vietnamitas com investimentos na nação caribenha possam levar adiante seus projetos.

O Ministério da Saúde cubano reiterou sua disposição de concluir o embarque das vacinas anti-Covid-19 ao Vietnã e de transferir a tecnologia para a produção de imunizantes para que este país os fabrique ele mesmo.

As delegações também concordaram em intensificar a cooperação nas áreas de agricultura, processamento de alimentos, construção, energia renovável, ciência e tecnologia, informação e comunicação, turismo, educação, alfândega, bancos e finanças, esportes, trabalho e assuntos sociais, entre outros.

Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento sobre colaboração em questões de cultura.

Em 2 de dezembro de 1960, Cuba se tornou o primeiro país da América Latina a estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã.

Nos 61 anos desde então, os laços de amizade e cooperação entre os dois países, forjados nos tempos em que a nação da Indochina lutava pela sua independência, têm estado em permanente desenvolvimento e são um paradigma de como deveriam ser os laços entre os Estados.

A expressão mais recente da natureza dessas relações foi a visita do Presidente Xuan Phuc a Cuba em setembro passado, quando as partes expressaram em declaração conjunta sua vontade de aumentar o comércio e a cooperação bilateral.

mem / asg/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.