20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ópera Leopoldina comemora bicentenário da independência do Brasil

Ópera Leopoldina comemora bicentenário da independência do Brasil

Brasília, 28 dez (Prensa Latina) A ópera Leopoldina, obra do músico Jorge Antunes inspirada na primeira imperatriz do Brasil, será estreada em 2022 para comemorar o bicentenário da independência do país sul-americano, noticiou hoje a mídia local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Concebida expressamente para a comemoração, a peça tem libreto do poeta Gerson Valle e foi composta por Antunes durante uma bolsa na França concedida pela Holding Icatu por ter sido vencedora do Prêmio Icatu de Artes 2020.

Com o apoio de Valle, após 19 meses de trabalho, o renomado compositor encerrou a partitura de Leopoldina, dedicada àquela que apoiou as lutas pela independência do povo sul-americano, segundo o Correio Brasiliense, e lembra que os dois artistas trabalharam juntos no Ópera de Olga.

A estreia da peça pretende ser parte das comemorações do bicentenário da independência, que segundo as autoridades brasileiras será majestoso, “na medida da ocasião”.

María Leopoldina da Áustria, esposa do Príncipe Pedro de Alcántara de Braganza y Borbón, futuro primeiro imperador do Brasil, assinou o decreto que estabeleceu a independência de Portugal em 2 de setembro de 1822.

Inicialmente, a ópera faria um tour pelos principais teatros do país, mas as atividades culturais desse tipo foram suspensas devido ao impacto do Covid-19.

Por isso, várias das apresentações programadas nas cidades de São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro e Belém para o próximo ano foram canceladas.

No entanto, Antunes confessou ao Correio Brasileiro que aguarda a grande estreia na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, nesta capital, acontecimento possível apenas se a instalação sofrer uma necessária remodelação e estiver pronta para setembro ou outubro de 2022.

gas / ypp/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.