21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Defendem a coexistência respeitosa em Cuba sem relações dominantes

Defendem a coexistência respeitosa em Cuba sem relações dominantes

Havana, 28 dez (Prensa Latina) A diretora do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba (Cenesex), Mariela Castro, defendeu hoje a construção de uma sociedade onde prevaleça a convivência respeitosa e não haja espaço para relações de dominação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“O Cenesex educa para o amor e a convivência respeitosa, não para as relações de dominação muitas vezes exercidas através da violência”, sublinhou Castro ao intervir no ato do 33º aniversário da fundação da referida instituição. Promovemos uma educação baseada em princípios humanísticos e democráticos que inspiram o paradigma da emancipação do socialismo, afirmou Castro no Memorial da Reclamação localizado nesta capital.

É uma das instituições ousadas da Revolução e não poderia ser diferente, disse Castro, que recebeu a Ordem Carlos J. Finlay. A educação sexual abrangente – explicou ele – fornece ferramentas valiosas para a compreensão do ser humano como sujeito de direitos.

O processo revolucionário contribuiu para enfraquecer os mecanismos de dominação e discriminação que existem nas relações sociais, mas que também resistem às pressões de mudança, defendeu.

Devemos ajudar a tomar consciência de que o patriarcado não desaparece de fato, nem simbolicamente como resultado da teoria, nem dos esforços da prática transformadora do socialismo, nem de discursos e políticas convincentes, explicou.

É preciso – indicou – desmontar o sistema de dominação patriarcal por meio do diálogo político, da educação permanente e de estratégias de comunicação.

Desta forma, será possível dar lugar a um novo projeto de sociedade baseado na solidariedade, igualdade, justiça e equidade social, afirmou. Ao falar, o Ministro da Saúde Pública de Cuba, José Ángel Portal, destacou a importância do Cenesex para a sociedade do país caribenho e lembrou o papel histórico dos combatentes Vilma Espín e Celia Sánchez em sua luta pelo bem-estar e pela felicidade das pessoas.

gás / joe/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.