23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Casos de Covid-19 se multiplicam na Argentina

Casos de Covid-19 se multiplicam na Argentina

Buenos Aires, 28 de dezembro (Prensa Latina) Os números voltam a subir rapidamente hoje na Argentina, onde em apenas uma semana se multiplicaram os casos de Covid-19, o que causa grande preocupação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para muitos, a terceira onda já chegou, antes do esperado. Os especialistas estimaram que seria entre fevereiro e março, mas os números do dia anterior, 20.263 infecções e 31 mortes, dispararam alarmes em um país que estava várias semanas com menos de 1.000 casos por dia.

É verdade que o panorama é muito diferente de julho, quando vários hospitais estavam à beira do colapso. As infecções estão aumentando, mas a maioria está se recuperando em casa, em grande parte devido a uma intensa campanha de vacinação desenvolvida neste país com maior vigor a partir de junho, o que permitiu que ela voltasse ao normal e o número de mortes diminuísse.

No entanto, as autoridades de saúde pediram para ser mantidos o alerta e, apesar do calor reinante, pedem que se mantenha o uso da máscara em locais fechados, onde é obrigatório, uma vez que existem aqueles já andam “para cima e para baixo” sem elas.

Quanto ao percentual de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), permanece em 34,4% no nível nacional e em 36,2% na Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA). No total, são 92.395 pacientes de casos ativos.

A Argentina já está perto de cinco milhões e meio de infectados desde o início da pandemia, em março de 2020, dos quais 5,270 milhões conseguiram se recuperar, e o número de mortos é próximo a 118 mil.

Hoje o foco está concentrado na província de Buenos Aires com 6.199, seguida por Córdoba com 5.583 casos e onde são visíveis as longas filas e a capital, que permaneceu com números baixos, mas ontem relatou mais de 4.000 pessoas com o vírus.

Ontem, a ministra da Saúde da Nação, Carla Vizzotti, propôs, diante do aumento de casos e da saturação nos centros de exames, uma mudança de paradigma para avaliar quando uma pessoa é considerada positiva para Covid-19.

Conforme explicou, contatos próximos de um caso confirmado e acompanhados de sintomas serão considerados casos positivos sem a necessidade de fazer o teste.

É que os centros de exames estão lotados, com filas de várias horas e falta de pessoal e material para fazer a testagem.

msm/may/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.