22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A exploração de petróleo da Shell foi interrompida por enquanto

A exploração de petróleo da Shell foi interrompida por enquanto

Pretória, 28 de dezembro (Prensa Latina) O Supremo Tribunal de Makhanda, na província sul-africana de Eastern Cape, suspendeu temporariamente os trabalhos de exploração de petróleo da empresa Shell na costa sul do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua decisão, o juiz Gerald Bloem estabeleceu que, apesar do corpo de prova pericial sobre a ameaça de danos à vida marinha, a Shell não apresentou nenhuma prova que neutralizasse as declarações dos demandantes.

No final de novembro, um grupo de lobby, incluindo entre outros pescadores das comunidades costeiras de Amadiba, Cwebe, Hobeni, Port Saint Johns e Kei Mouth, entrou com um pedido de liminar urgente contra a exploração da Shell por motivos ambientais e ecológicos.

Bloem afirmou que os dados por eles apresentados estabelecem que “existe uma ameaça real de que a vida marinha seja irreparavelmente danificada pelo estudo sísmico”.

O juiz também concluiu que as tentativas da Shell de notificar as comunidades locais sobre sua exploração foram inadequadas.

Em todas as circunstâncias, parece-me que o direito de exploração, que foi concedido com base em um processo de consulta substancialmente falho, é, portanto, ilegal e inválido, enfatizou o advogado.

Consequentemente, o tribunal condenou ainda a Shell e o Ministro de Recursos Minerais e Energia, Gwede Mantashe, a pagar as custas judiciais dos demandantes.

A Shell iniciou recentemente uma pesquisa de prospecção sísmica de cerca de 6.000 quilômetros quadrados ao largo da costa sul da África do Sul, entre Morgans Bay e Port St Johns, que envolve o uso de armas pneumáticas para gerar ondas sísmicas.

gas / mv / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.