26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Turquia e Armênia pactuam reunião em Moscou para normalizar relações

Turquía, ARmenia, conversaciones, normalización, relaciones

Turquia e Armênia pactuam reunião em Moscou para normalizar relações

Ancara, 27 dez (Prensa Latina) O governo turco anunciou hoje que uma reunião com representantes da Armênia sobre a normalização das relações diplomáticas entre os dois países será realizada em Moscou em uma data antecipada.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ministro das Relações Exteriores Mevlut Cavusoglu disse em uma entrevista coletiva na segunda-feira que ambos os lados já haviam nomeado os enviados especiais que participarão da reunião na capital russa em uma data ainda a ser especificada.

Cavusoglu antecipou que os voos charter diretos serão retomados entre os dois países, e disse que no próximo contato os enviados especiais estabelecerão o roteiro para avançar em direção à normalização dos laços.

Em 13 de dezembro do ano passado, Ancara expressou publicamente sua vontade de restabelecer as relações com Yerevan, que haviam sido cortadas desde 1993 como resultado do conflito Nagorno-Karabakh entre a Armênia e o Azerbaijão.

Em 2009, os governos dos dois países assinaram um acordo para retomar os laços diplomáticos e abrir suas fronteiras, mas o acordo nunca foi ratificado e a fenda se aprofundou dado o apoio da Turquia ao Azerbaijão em seu conflito com a Armênia.

Os drones de combate turcos foram utilizados durante os confrontos de 2020, nos quais, após 44 dias de combate, o exército do Azerbaijão reconquistou parte do território de Nagorno-Karabakh, sob controle armênio por quase 30 anos.

Outro componente que acentua as diferenças entre os dois países é a recusa do governo turco em considerar a morte de milhares de armênios na nação eurasiática, causada em 1915 por forças do então Império Otomano, como genocídio.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores armênio Vaan Unanianan confirmou recentemente que seu país está pronto para normalizar as relações com a Turquia sem condições prévias.

mem/ort/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.