27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Situação na fronteira Afeganistão-Tajiquistão é preocupante

Rusia, Tayiksitán, preocupación, siuación, frontera, Afganistán

Situação na fronteira Afeganistão-Tajiquistão é preocupante

Moscou, 27 dez (Prensa Latina) O presidente russo Vladimir Putin, reunido hoje com seu homólogo tajique Emmoli Rakhmon, disse que a situação na fronteira entre o Afeganistão e o Tadjiquistão é motivo de alarme e preocupação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante a reunião no Palácio Constantino em São Petersburgo, Putin acrescentou que Moscou e Dushanbe estão trabalhando juntos na esfera da segurança para aumentar a capacidade de defesa do Tajiquistão, informou o serviço de imprensa do Kremlin.

Ele explicou que, sob acordos bilaterais, a Rússia entregou equipamentos e armas para fortalecer as forças armadas do país para que elas possam efetivamente combater qualquer ameaça externa.

O chefe de Estado destacou que a base militar russa na nação eurasiática e membro da Organização do Tratado de Segurança Coletiva é um dos elementos importantes da segurança na região.

Na esfera econômica, Putin salientou que no ano passado, como com quase todos os parceiros, o comércio entre os dois países diminuiu devido ao impacto da pandemia de Covid-19.

Ele observou que o faturamento comercial caiu mais de 15%, mas este ano já cresceu mais de 45%, portanto, ele disse, “pagamos de volta tudo o que perdemos no ano passado e o aumentamos ainda mais”.

Ele enfatizou que o Tadjiquistão é um dos aliados leais, confiáveis e próximos da Rússia na Ásia Central, com laços muito ativos em todas as esferas.

Por sua vez, Rakhmon enfatizou que as relações entre os dois países estão se desenvolvendo dinamicamente em todas as esferas e que a Rússia continua sendo o principal parceiro comercial e econômico do Tajiquistão.

Amanhã, terça-feira, o presidente tajique participará da tradicional reunião informal dos chefes de Estado e de governo da Comunidade de Estados Independentes, que será realizada em São Petersburgo, por iniciativa de seu homólogo russo.

O evento também deve contar com a presença dos chefes de Estado do Azerbaidjão, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão, disse o porta-voz presidencial Dmitry Peskov.

mgt/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.