22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Liga Árabe condena plano expansionista de Israel na Golan síria

liga-arabe

Liga Árabe condena plano expansionista de Israel na Golan síria

Cairo, 27 dez (Prensa Latina) A Liga Árabe condenou hoje um plano do governo israelense para expandir a colonização nas Colinas de Golan, território sírio ocupado, incluindo a construção de novos assentamentos e maior número de habitantes lá.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As autoridades de Tel Aviv devem parar suas tentativas de mudar a composição demográfica, a estrutura institucional e o status legal do Golan sírio, destacou em um comunicado o subsecretário da organização para a Palestina e os Territórios Árabes Ocupados, Said Abu Ali.

Ele disse que todas as medidas israelenses a este respeito são nulas e sem efeito.

Abu Ali denunciou a medida como uma flagrante violação dos princípios do direito internacional e das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Ele também advertiu contra a expansão sem precedentes dos assentamentos judeus na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, bem como contra a perigosa escalada dos ataques dos colonos contra os palestinos.

Reafirmamos o caráter árabe do Golã ocupado e o direito do povo sírio à soberania sobre esse território, de acordo com as normas internacionais, destacou o oficial, citando as resoluções 242, 338 e 497 do Conselho de Segurança.

De acordo com Tel Aviv, cerca de 53.000 pessoas vivem atualmentenas Colinas de Golan, 27.000 delas judeus, um número que o primeiro-ministro de extrema-direita Naftali Bennett quer dobrar num futuro próximo.

Um bilhão de sekels (cerca de 317 milhões de dólares) será destinado a este fim, dos quais 576 milhões de sekels (183 milhões de dólares) serão usados para construir milhares de casas na área, que foi ocupada na guerra de 1967.

Em 2019, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu a soberania israelense sobre o território, o que marcou uma mudança radical na política histórica de Washington sobre o assunto e um claro desafio para a comunidade internacional.

Além de sua importância militar, devido a sua elevação, a área também é fundamental por causa de suas fontes de água, em uma região onde a água é escassa.

jf/rob/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.