25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Plano de Biden em perigo

Joe-Manchin

Plano de Biden em perigo

Washington, 26 dez (Prensa Latina) O plano econômico promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, continua paralisado no Congresso por desentendimentos entre legisladores, inclusive do próprio partido do presidente (Democrata).

Embora a Câmara dos Deputados tenha conseguido aprovar o projeto de investimento socioambiental promovido pela Casa Branca como parte de seu programa Build Back Better (Reconstruir Melhor), o regulamento não teve o mesmo destino no Senado, onde um dos integrantes da força do governante, Joe Manchin, se recusa a endossá-lo.

A decisão do legislador representa um grande revés para Biden. Como o Senado é dividido em 50 cadeiras para cada uma das duas principais formações políticas do país, qualquer democrata que falar contra o plano pode levar ao fracasso se os republicanos fecharem as fileiras e rejeitá-lo também por unanimidade, como fizeram até o momento.

Tentei tudo que era humanamente possível para chegar a um acordo, mas não posso votar a favor dessa lei em meio à persistente inflação, dívida e a crescente ameaça da variante omicron do coronavírus SARS-CoV-2,reiterou Manchin esta semana para explicar sua posição.

Segundo especialistas, a recusa do senador será desastrosa para a popularidade do presidente dos Estados Unidos, que nas pesquisas sofre o menor percentual de aprovação desde que chegou ao poder em 20 de janeiro.

Durante a corrida para 2020 para presidente dos Estados Unidos, Biden prometeu aos cidadãos criar políticas que iriam conter as mudanças climáticas, reduzir os custos de saúde e garantir as necessidades de atenção à infância.

O “fogo amigo” enfrentado pelo governo democrata força o presidente a reescrever seu principal programa político e econômico de US $1,75 trilhão em um ano eleitoral crucial, e significa que os democratas podem limitar seu foco a apenas algumas prioridades.

Para o senador Bernie Sanders, a posição de seu colega reflete que ele não tem “coragem” para enfrentar os poderosos interesses das empresas farmacêuticas na redução dos preços dos medicamentos.

A pouco mais de 10 meses das eleições de meio de mandato que decidirão o controle do Congresso, o presidente e os principais legisladores da força política que se identificam com a cor azul terão que se reagrupar em torno de uma única prioridade: o consenso.

Charles Schumer, líder da maioria democrata no Senado, disse que votará nos primeiros dias de 2022 a medida Biden “para que cada membro deste órgão tenha a oportunidade de se manifestar no plenário do Senado”.

Tal votação seria simbólica, a menos que eles cheguem a um acordo com Manchin sobre uma versão menor do projeto.

Biden originalmente esperava que a iniciativa fosse aprovada antes do Natal, mas, a esta altura, parece que nada o salvará do naufrágio.

(Retirado de Orbe)

/ hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES