18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Destacam na Itália Resultados da iniciativa Um caminho de amor

Destacam na Itália Resultados da iniciativa Um caminho de amor

Destacam na Itália Resultados da iniciativa Um caminho de amor

Por Frank González
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Roma, 26 dez (Prensa Latina) A iniciativa “Um caminho de amor” para promover o fim do bloqueio norte-americano a Cuba e a paz mundial superou as expectativas iniciais, expressaram hoje aqui dois de seus organizadores.

A jornada de seis dias começou com uma assembleia pública na Cidadela de Assis, sede da associação laical Pro Civitate Chistiana, de onde partiu para Roma uma peregrinação de cem quilômetros em quatro etapas, ao longo do caminho de São Francisco reconhecido por sua humildade , altruísmo e pregação da paz.

Ao chegar à capital italiana, o grupo formado por cubanos residentes na Itália e nos Estados Unidos, italianos e uma boliviana, foi recebido em uma das sedes da Comunidade de São Egídio e participou de uma assembleia de encerramento binacional com transmissão simultânea entre Havana e Roma.

A procissão assistiu à manifestação na Praça de São Pedro no dia anterior para receber a bênção Urbi et Orbi (para a cidade e para o mundo) dada pelo Papa Francisco por ocasião do Natal.

O projeto Puentes de Amor, a Associação de Intercâmbio Cultural e Econômico com Cuba (Aicec), a Coordenadora de Residentes Cubanos na Itália, AsiCuba Umbría, a Comunidade de São Egídio, a rede Sano, Justo y Solidario e a Liga Estudantil Missionária patrocinaram o evento .

Em declarações à Prensa Latina, o coordenador de Puentes de Amor, Carlos Lazo, destacou que a peregrinação superou as expectativas porque, entre outras coisas, construiu uma comunidade de caminhantes.

Ou seja, humanidade, homens e mulheres jovens, idosos, caminhando juntos pelos lugares santos por onde São Francisco passou para tentar nos encher daquela aura de misticismo e santidade com a qual levar a voz do amor e da paz, e aplicá-la especificamente a favor desse povo nobre, o povo cubano, indicou.

Olhando para o futuro, Lazo destacou que Puentes de Amor irá até onde for preciso para fazer o apelo contra o bloqueio e mobilizar pessoas de boa vontade de todo o planeta para torná-lo um grito universal.

Por sua vez, o presidente da Aicec, Michele Curto, destacou a importância do vínculo estabelecido por sua organização com Puentes de Amor, grupo no qual aprecia uma profunda capacidade de falar “a pessoas que normalmente não alcançamos”.

Nesse sentido, defendeu a difusão da mensagem, convencendo e efetivamente desarmando a tentativa de perpetuar a briga e o ódio.

Cuba tem razão e quando tem razão é preciso buscar as formas mais eficazes de convencer, porque o violento costuma brigar, quem não tem razão, nem sabe defender seus argumentos, afirmou.

Este caminho foi a possibilidade de nos dar tempo de nos conhecermos profundamente, disse Curto ao afirmar que o Professor Carlos Lazo “é um homem verdadeiro, profundo, autêntico” no qual descobriu mais do que esperava.

Ao referir-se ao significado simbólico da marcha pela rota de São Francisco, o presidente da Aicec destacou que se baseia nas ideias e fala à consciência das pessoas com uma mensagem universal que nos obriga a refletir.

jha / fgg / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.