27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

São assassinados líderes na Colômbia em meio às festividades de Natal

Colombia-Asesinatos-Lideres-Protestas

São assassinados líderes na Colômbia em meio às festividades de Natal

Bogotá, 25 dez (Prensa Latina) Mais dois líderes sociais foram assassinados em meio às férias de Natal na Colômbia, confirmou hoje o Instituto para o Desenvolvimento e Estudos da Paz (Indepaz).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Eles são o camponês Wilmar Ascanio Angarita e Gustavo Orozco Ramírez, elevando o número total de defensores mortos até agora este ano para 168 e 1.283 desde a assinatura do acordo de paz em 2016, disse Indepaz.

Angarita foi presidente da Junta de Acción Comunal da aldeia Alto Cañabraval, afiliada à Asociación Campesina del Valle del Río Cimitarra conhecida como ACVC.

Ele também participou ativamente da Mesa Comunal por la Vida Digna y la Paz do município de San Pablo, departamento de Bolívar, e foi morto em um estabelecimento público onde chegaram assassinos contratados e atiraram nele várias vezes.

O segundo era um conhecido líder comunitário, que era presidente da Junta de Ação Comunal da vila de San Perucho, no município de Antioquia, e foi morto por homens armados que vieram ao lugar onde ele estava reunido com sua comunidade para celebrar a novena, uma tradição religiosa e festiva de Natal na Colômbia.

Ambas as mortes foram rejeitadas por suas comunidades e pelas organizações às quais pertenciam.

Não hesitamos em reiterar nossa luta pelo respeito à vida e à dignidade humana, a legitimidade da autoridade dos Conselhos de Ação Comunitária em nossos territórios, o direito dos camponeses ao acesso à terra e o cumprimento irrestrito do Acordo de Paz, como ferramentas para alcançar uma paz estável e duradoura, disse o ACVC.

rgh/otf/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.