15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lei da Água gera nova divisão em El Salvador

Lei da Água gera nova divisão em El Salvador

San Salvador, 24 dez (Prensa Latina) A Lei Geral de Recursos Hídricos recentemente aprovada divide hoje os salvadorenhos entre aqueles que reconhecem suas virtudes e aqueles que consideram que a solução agrava o problema.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A lei, aprovada pela maioria governante na Assembleia Legislativa e seus aliados, foi criticada por ativistas que acreditam que seu forte caráter econômico aumentará as desigualdades no acesso à água.

“Conforme aprovado, a lei carece de uma abordagem baseada em direitos e não retoma o espírito dos cinco pontos indispensáveis pelos quais as comunidades e o movimento popular vêm lutando há 16 anos”, lê-se num comunicado.

O texto se refere ao reconhecimento da água como um bem público, com gestão com participação popular, gestão sustentável da bacia hidrográfica e um regime econômico justo e equitativo.

O Fórum Nacional da Água, a organização da sociedade civil que lidera esta demanda, também criticou o fato de o cálculo das taxas para o uso da água ter sido deixado ao critério dos funcionários, sem a participação do povo.

Entretanto, o partido no poder considerou a sessão plenária na qual a nova Lei Geral de Recursos Hídricos, que havia definhado para cinco legislaturas sem ter sido aprovada, foi aprovada como “histórica”.

A nova lei, composta de 179 artigos, define o quadro jurídico para o uso, gestão, exploração, distribuição, consumo, cuidado, proteção e prevenção dos recursos hídricos em escala nacional.

O primeiro artigo da lei estabelece que água e saneamento são direitos humanos e que o Estado salvadorenho deve garantir o cumprimento destes direitos para toda a população.

Além disso, estipula a criação da Autoridade da Água de Salvador, encarregada de aplicar o novo marco legal para a gestão da água e conceder licenças de exploração, entre outras funções.

“Esta lei é transparente e tem no coração os melhores interesses do povo salvadorenho”, disse a congressista e meteorologista Sandra Martínez, que chefiou a comissão parlamentar que emitiu o parecer da lei.

acl/cmv/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.