26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã retomará o diálogo nuclear com as potências mundiais

Irã retomará o diálogo nuclear com as potências mundiais

Teerã, 24 dez (Prensa Latina) Irã e o grupo 4+1 (Reino Unido, França, Rússia e China mais Alemanha) retomarão na próxima segunda-feira o diálogo com o objetivo de reativar o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA) ou acordo nuclear, disse hoje a Hispan TV.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O anúncio foi feito pelo chefe adjunto de política externa da União Europeia, Enrique Mora, em uma mensagem nas mídias sociais.

As conversações em Viena, Áustria, serão retomadas em 27 de dezembro, disse ele.

Uma reunião da Comissão Mista do JCPOA também está programada para discutir e definir, disse ele, as questões-chave do diálogo.

Mora considerou transcendental trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos, pois o pacto nuclear está em crise desde a saída ilegal dos EUA em maio de 2018.

Após essa retirada, Washington impôs uma política de chamada pressão máxima com medidas coercivas anti-iranianas, à qual Teerã respondeu com a máxima resistência e reduziu suas obrigações nucleares.

As negociações na capital austríaca foram retomadas em 29 de novembro, após uma pausa de cinco meses para dar lugar às eleições presidenciais iranianas e à posse do eleito, Ebrahim Raeisi.

O governo da República Islâmica reiterou que seu objetivo no diálogo nuclear é o levantamento das sanções dos EUA, a única condição, disseram, para que os Estados Unidos retornem ao acordo multilateral selado em 2015.

acl/arc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.