21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Faleceu cineasta e antropólogo boliviano Eduardo López

Faleceu cineasta e antropólogo boliviano Eduardo López

La Paz, 24 dez (Prensa Latina) O renomado cineasta e antropólogo boliviano Eduardo López morreu na cidade de Santa Cruz, aos 66 anos, em consequência de uma doença prolongada, informou hoje a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conhecido popularmente como Chichizo, o artista morou naquela cidade por vários anos, sendo considerado um dos mais importantes expoentes da chamada sétima arte no país sul-americano.

O cinema boliviano deve à sua engenhosidade, entre outras produções, os curtas-metragens El camino de las almas e Martín de las Crujías, e o longa-metragem documental Inal Mama, sagrada e profana, para muitos seu trabalho mais importante.

López estudou antropologia audiovisual no México e, ao retornar à Bolívia em 1976, começou a trabalhar como assistente do diretor Jorge Sanjinés e foi membro do Grupo Ukamau.

Antes de dirigir, trabalhou como cinegrafista, fotógrafo e, em diversos momentos de sua carreira profissional, praticou a pedagogia com as novas gerações de cineastas.

Chichizo foi por duas vezes diretor do Conselho Nacional de Cinema e grande divulgador do trabalho da Cinemateca Boliviana.

Seu curta Martín de las Crijías lhe rendeu o Grande Condor de Prata em 1992, entregue pela Associação de Cronistas Cinematográficos da Argentina.

mgt / ypp / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.