20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba se lembrará do patriotismo de Ignacio Agramonte

cuba-se-lembrara-do-patriotismo-de-ignacio-agramonte

Cuba se lembrará do patriotismo de Ignacio Agramonte

Havana, 23 Dez (Prensa Latina) Cuba comemora hoje a vida, o patriotismo e a obra militar do Major-General do Exército de Libertação Ignacio Agramonte Loynaz (1841-1873), no 180º aniversário de seu nascimento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

El Mayor, como também é conhecido, foi o fundador do Conselho Revolucionário que organizou as atividades conspiratórias na região de Camagüey (centro-leste) e um dos principais dirigentes da guerra de independência cubana iniciada em 1868.

Diante das correntes anexacionistas e reformistas que assombravam a vontade emancipatória dos cubanos, ele destacou: “Que nosso grito seja sempre independência ou morte, e que qualquer outro seja visto a partir de agora como mote de traição”.

Agramonte também foi um dos principais protagonistas da Assembleia do Guáimaro, na qual foi aprovada em 1869 a Primeira Constituição da República de Cuba em Armas.

Quando caiu em combate aos 31 anos de idade em Jimaguayú, 32 quilômetros a sudoeste da cidade de Camagüey, havia dirigido mais de 100 ações militares, incluindo o resgate do Brigadeiro General Julio Sanguily, capturado pelas tropas espanholas.

“Não creio que no discurso historiográfico cubano exista outra personalidade mais paradigmática -como uma conjunção de traços positivos- do que a de Bayardo de Camaguey”, escreveu o prêmio nacional de História Elda Cento.

Atualmente, o Escritório do Historiador da Cidade de Camagüey continua um projeto de estudos científicos para definir onde estão os restos mortais do patriota, cujo corpo ainda não possui registros exatos de seu paradeiro.

jf/evm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.