20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Agência da ONU para refugiados palestinos está à beira do colapso

ONU

Agência da ONU para refugiados palestinos está à beira do colapso

Nações Unidas, 23 de dezembro (Prensa Latina) A Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (Unrwa, sigla em inglês) pode enfrentar um colapso devido à falta de financiamento estável de longo prazo, alertou hoje seu comissário-geral, Philippe Lazzarini.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por meio de uma carta aberta, o alto funcionário da ONU alertou sobre a ameaça existencial que paira sobre aquela entidade, afetada por uma escassez crônica e drástica de fundos.

Este problema atinge os serviços prestados pela UNRWA, que já não consegue chegar a um maior número de refugiados palestinianos, sublinhou o diplomata.

Conforme ele escreveu, ele está “dolorosamente ciente” de que a terrível situação financeira da Unrwa acrescenta outra camada de angústia à vida dessas pessoas.

Ele também lamentou não poder dar empregos estáveis ​​ao pessoal da linha de frente que trabalha na agência, como médicos e professores.

O comissário-geral referiu-se a seus inúmeros encontros com refugiados palestinos ao longo deste ano, incluindo crianças na Faixa de Gaza, que sofreram cicatrizes mentais e físicas devido aos ataques das forças israelenses, relatados em maio passado.

Da mesma forma, ele lembrou seus encontros com famílias de refugiados na Cisjordânia “que vivem com a ameaça diária de deslocamento forçado”.

Desde 2018, disse Lazzarini em sua carta aberta, os ataques políticos contra o mandato da Unrwa ameaçavam cortar a “tábua de salvação” da educação, saúde e assistência social oferecida por aquela entidade.

Enquanto isso, ele acrescentou, por quase uma década, o financiamento dos doadores permaneceu abaixo do valor necessário para fornecer serviços de qualidade, mas a população de refugiados continuou a crescer.

O comissário também enfatizou que os direitos dos palestinos, incluindo o direito de retorno e compensação, estão consagrados no direito internacional e nas resoluções da ONU.

A Unrwa planeja expandir sua base de doadores, aumentar a arrecadação de fundos digitais e buscar mecanismos de financiamento inovadores para garantir que os refugiados palestinos tenham acesso contínuo a todos os serviços.

Atualmente, informa o site oficial de notícias da ONU, mais de cinco milhões de palestinos se cadastraram nessa entidade como refugiados na Cisjordânia, Faixa de Gaza, Líbano, Síria e Jordânia.

msm / ifb/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.