23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia buscará que suas propostas de segurança sejam levadas a sério

Rússia buscará que suas propostas de segurança sejam levadas a sério

Moscou, 22 dez(Prensa Latina) O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou em uma entrevista publicada hoje que seu país fará todo o possível para garantir que o Ocidente leve a sério e entenda as propostas de Moscou sobre garantias de segurança.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Espero que, levando em consideração as ações que estamos tomando para garantir de forma confiável nossa capacidade de defesa, sejamos levados a sério”, disse o ministro russo das Relações Exteriores à televisão RT, falando sobre as prioridades da agenda internacional do país.

Também observou que Moscou planeja ativar uma plataforma de negociação com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em janeiro de 2022, para discutir sua proposta de acordo entre ambas as partes, que inclui possíveis compromissos de segurança jurídica.

Em resposta a uma das perguntas, Lavrov considerou inadequadas as declarações do Secretário-Geral da Aliança do Atlântica, Jens Stoltenberg, sobre as iniciativas apresentadas pela Rússia em matéria de garantias de segurança, embora tenha alertado que o oficial termina o seu mandato este ano.

Afirmou que Stoltenberg fala “com arrogância” da inviolabilidade do princípio do Tratado de Washington que abre as portas a qualquer eventual candidato que pretenda aderir à OTAN, enquanto a Rússia lembra que não faz parte dessa estrutura, nem é signatária daquele tratado.

“Somos signatários de um documento regional euro-atlântico mais amplo que contém o princípio da indivisibilidade da segurança”, afirmou, referindo-se a uma das normas constantes dos estatutos da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

“Se o Sr. Stoltenberg acredita que os membros da OTAN têm o direito de cuspir neste princípio, que está consagrado nos documentos adotados ao mais alto nível, provavelmente é hora de ele ir para outro emprego, porque não está cumprindo suas responsabilidades”, expressou.

O chefe da diplomacia russa destacou que seu país não está interessado em conflitos e não quer uma guerra, mas garantirá estritamente sua segurança com os meios que julgar necessários.

“Alertamos cabeças impulsivas, tais como existem na Ucrânia, bem como há muitas no Ocidente”, disse ele.

Lavrov denunciou o recente bloqueio da transmissão do canal de televisão russo RT DE, na Alemanha, e disse que as autoridades do país são responsáveis por garantir que “cesse essa arbitrariedade”.

rgh/mml/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.