20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Instantes do balé cubano seduzem em lugares públicos de Havana

foto ballet gabriel davalos

Instantes do balé cubano seduzem em lugares públicos de Havana

Havana, 21 dez (Prensa Latina) Momentos protagonizados por dançarinos cubanos e imortalizados por fotógrafos mundiais seduzem hoje nos espaços públicos desta capital, em homenagem aos 101 anos do nascimento da primeira bailarina assoluta Alicia Alonso.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O catálogo da exposição inclui as obras vencedoras da primeira edição do Concurso Internacional de Fotografia em Dança dedicado à icônica dançarina, que conseguiu agregar mais de 1.700 instantâneos tirados por cerca de 250 artistas dos cinco continentes.

Conforme relatado pelo presidente do júri do concurso, Gabriel Dávalos, todas as fotos que obtiveram prêmios e menções farão parte da mostra pública, que quita uma dívida com Alonso, pois em 2020 o centenário não pôde ser comemorado devido ao impacto de Covid-19 na ilha.

Também relatou, durante a conferência de imprensa para anunciar os vencedores, que, como 2022 progride, a exposição vai ser instalada em outras províncias, não só nas principais cidades, mas nas cidades que têm uma rica vida cultural.

Dessa forma, a mostra se insere na cena da cidade, modifica sua estética e interage com o público, sem interromper o fluxo do cotidiano, como mostra o passeio pela ilha do projeto criativo Matria de Dávalos, responsável pela organização do evento.

A obra de Brian Canelles se destaca na seleção, que ganhou o grande prêmio por sua fotografia capaz de captar movimento, luz e identidade cubana por meio da imagem de um jovem dançando agitando a bandeira da nação caribenha em uma rua de Havana.

Também há peças da argentina Alicia Sanguinetti, do brasileiro Pedro Vidal, da sul-africana Nanette Melville, dos cubanos Yoel Carreño, Yoandry Sardiñas, Frank Domínguez e Ariel Cecilio Lemos, além de outros artistas do México, Austrália, Peru, Itália, Espanha, Alemanha e Brasil.

O encontro premiou ” Por la obra de la vida” ” a Josep Guindo (Espanha), Nancy Reyes, Graciela Gómez, María Eugenia Bode e Francisco Paco Bou, de Cuba e postumamente a Tonatiuh Gutiérrez (México), Alfredo Cannatello (Itália) e José Luis Estrada Betancourt (Cuba).

O concurso, que recebeu 37 menções, contou com o apoio da Sociedade Cultural José Martí, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e da sua Comissão Nacional de Cuba, do Fundo para o Património Cultural e do Ministério da Cultura na ilha. oda/lbl/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.