18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-presidente sul-africano concedeu permissão para apelar da sentença

Jacob-Zuma

Ex-presidente sul-africano concedeu permissão para apelar da sentença

Pretória, 21 dez (Prensa Latina) O Tribunal Superior de Gauteng concedeu hoje permissão a Jacob Zuma e ao Departamento de Serviços Penitenciários para apelar de uma decisão contra ele que o levaria de volta à prisão.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua decisão, o juiz Elias Matojane afirmou que o caso tem mérito suficiente para que a Corte Suprema de Apelações da cidade de Bloemfontein o julgue.

Outro tribunal, argumentou ele, pode decidir no caso que Zuma, devido à sua doença e idade, pode receber “compaixão, empatia e humanidade: a essência do Ubuntu”.

Ubuntu é um termo compacto das línguas Nguni do Zulu e Xhosa que significa “uma qualidade que inclui as virtudes essenciais da compaixão e da humanidade”.

Da mesma forma, acrescentou Matojane, há uma possibilidade razoável de que outro tribunal também possa reverter a ordem de que o tempo que ele passou em liberdade condicional médica não deve contar para cumprir sua sentença de 15 meses.

Sobre o assunto, o promotor Ismail Jamie, da oposição Aliança Democrática, argumentou que Zuma foi tratado de forma diferente de qualquer outro preso.

De acordo com aquele advogado, não havia evidências de que Zuma estava fisicamente incapacitado.

Em 29 de junho, o Tribunal Constitucional de Joanesburgo considerou Zuma culpado de desacato por não comparecer ao tribunal após ser intimado e o condenou a 15 meses de prisão.

Zuma já havia sido intimado pelo Tribunal de Captura do Estado para depor sobre supostos atos de corrupção ocorridos no país durante sua gestão (2009-2018), ordem judicial que não cumpriu.

Posteriormente, em 5 de setembro, Zuma foi libertado em liberdade condicional médica.

A Lei de Serviços Correcionais de 1998 dá ao Comissário Nacional a responsabilidade de colocar sob supervisão correcional ou liberdade condicional uma pessoa que cumpra uma sentença de prisão por 24 meses ou menos.

mem / mv/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.