23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estado de sítio por ser aprovado no Congresso da Guatemala

Congreso-de-Guatemala

Estado de sítio por ser aprovado no Congresso da Guatemala

Guatemala, 21 dez (Prensa Latina) O Congresso guatemalteco está realizando hoje uma sessão extraordinária para tomar conhecimento do Decreto Governamental 11-2021, que estabelece o estado de sítio em Nahualá e Santa Catarina Ixtahuacán.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A medida foi anunciada na véspera pelo presidente Alejandro Giammattei após o massacre de 13 pessoas na última sexta-feira, incluindo várias crianças e um agente da Polícia Nacional Civil (PNC) no departamento de Sololá.

De acordo com a pauta do Legislativo, o decreto é o único item da pauta e sua apreciação terá início às 14h, horário local.

Depois de realizar um Conselho de Ministros de emergência ontem, Giammattei pediu aos deputados a aprovação imediata do estado de sítio por 30 dias, a fim de estabelecer a ordem e prevenir novos incidentes de violência entre moradores de ambos os municípios, por um conflito de longa data que data de 1865.

Porém, enquanto os legisladores examinam o texto e o ratificam, modificam ou vetam (têm até três dias), o recurso de exceção imediatamente entrou em vigor e a área foi reforçada com 1.500 agentes do PNC junto com elementos do Exército, informou em uma coletiva de imprensa Kevin López, Secretário de Comunicação Social da Presidência.

Delimitação de terras, recursos hídricos, florestas, minas e lugares sagrados estão no centro do conflito que deixa mortos e feridos todos os anos, embora desta vez os atos de extrema violência apontem para a atuação de facções criminosas, confirmou Giammattei em mensagem à nação.

Além de expressar suas condolências às famílias das vítimas, assegurou que as forças de ordem perseguirão os responsáveis e sobre eles recairá todo o peso da lei.

No momento, três suspeitos estão sob investigação, capturados no último domingo.

msm/mmc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.