22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comunistas franceses celebram a vitória de Gabriel Boric no Chile

Gabriel-Boric

Comunistas franceses celebram a vitória de Gabriel Boric no Chile

Paris, 21 dez (Prensa Latina) O Partido Comunista Francês (PCF) comemorou hoje a vitória de Gabriel Boric nas eleições presidenciais no Chile, o que considerou excelente notícia para o povo daquele país e para as forças democráticas do mundo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A vitória na votação de domingo do candidato da coalizão Apruebo Dignidad, na qual o Partido Comunista teve uma contribuição decisiva, confirma a profunda vontade de mudança e justiça social expressa pelos chilenos de forma sem precedentes no movimento popular de outubro de 2019, sublinhou em uma declaração.

Segundo a organização política, esse movimento já havia conseguido derrotar a Constituição neoliberal e autoritária da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), e agora consegue levar ao poder o primeiro presidente de transformação social depois de Salvador Allende em 1970.

A vitória de Boric, que recebeu 55 por cento dos votos, também impediu a chegada à Moneda do representante da extrema direita José Antonio Kast, candidato apoiado pelas classes dirigentes, cujo programa ameaçava trabalhadores, mulheres, povos indígenas e a comunidade LBGT, frisou ele.

A PCF assinalou que antes do Chile, as forças progressistas haviam vencido eleições na Bolívia, Peru e Honduras, que descreveu como um novo capítulo de esperança na América Latina.

A direita ultrarreacionária e autoritária sofre outro fracasso em seu objetivo de bloquear o caminho do povo para a independência dos Estados Unidos, advertiu ele.

Os comunistas franceses parabenizaram Boric e o movimento democrático e desejaram-lhes sucesso em sua política de transformação social exigida pelo povo chileno.

gas/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.