23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chanceler britânica estreia como negociadora pós-Brexit

Liz-Truss

Chanceler britânica estreia como negociadora pós-Brexit

Londres, 21 dez (Prensa Latina) A chanceler britânica, Liz Truss, conversará hoje com o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, em sua estreia como a nova encarregada de assuntos pós-Brexit, no lugar do renunciante David Frost.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a própria Truss em sua conta oficial no Twitter, a questão a ser tratada com sua contraparte europeia será o polêmico Protocolo para a Irlanda do Norte, que ameaça prejudicar ainda mais as já amargas relações entre Londres e Bruxelas após o divórcio.

“Quero uma solução abrangente que beneficie o povo da Irlanda do Norte e todos em nosso grande país”, disse a nova negociadora, que vai alternar esse papel com o de chefe da diplomacia britânica após a renúncia de Frost no sábado, devido a desacordos com a política governamental interna.

Como parte do Tratado de Retirada que marcou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) em janeiro de 2020, a província britânica da Irlanda do Norte permaneceu dentro do mercado único europeu e da união aduaneira para evitar o estabelecimento de uma fronteira física com a República da Irlanda.

O protocolo estabelece, no entanto, que todas as mercadorias provenientes da Grã-Bretanha devem ser submetidas a controles sanitários antes de entrar no território da Irlanda do Norte, a fim de verificar se estão de acordo com os regulamentos estabelecidos pelo bloco.

A medida é rejeitada, no entanto, pela maioria da população da província britânica por causar atrasos no transporte das mercadorias.

Os sindicalistas, por sua vez, consideram que o protocolo afeta suas relações com Londres, ameaçando derrubar o governo de coalizão estabelecido após os acordos que encerraram o sangrento conflito armado na Irlanda do Norte em 1998, a menos que sejam renegociados com a UE.

Na sexta-feira passada, um dia antes de confirmar sua renúncia, Frost lamentou o pouco progresso feito na mesa de negociações e exortou as partes a chegarem a uma solução até o início de 2022, ou então, disse ele, o Reino Unido está pronto para ativar a salvaguarda que permite uma das partes a suspender o protocolo.

oda/nm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.