18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Azerbaijão devolve outros 10 militares detidos à Armênia

Azerbaijão devolve outros 10 militares detidos à Armênia

Baku, 19 dez (Prensa Latina) O Azerbaijão entregou à Armênia 10 soldados daquele país detidos durante os confrontos na região da fronteira de Kalbajar em 16 de novembro, por meio da mediação da União Europeia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a Comissão Estadual para Prisioneiros de Guerra, Reféns e Cidadãos Desaparecidos, em 4 de dezembro Baku também entregou 10 soldados armênios capturados e, em troca, Yerevan deu a eles mapas de campos minados na área de Karabakh.

Os combates intensos entre as forças armadas dos dois países ocorreram em 16 de novembro nas áreas fronteiriças da região de Syunik, na Armênia.

Yerevan afirmou que o exército do Azerbaijão lançou uma ofensiva nas profundezas do território armênio, comprometendo a rodovia estadual que liga a capital da república às regiões ao sul do país e ao Irã.

Por seu turno, Baku atribuiu o incidente à Armênia, acusando as suas forças armadas de provocação, ao atacar os postos fronteiriços do exército do Azerbaijão.

Naquele dia, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, falou por telefone com seus homólogos dos dois países do Cáucaso e declarou que ambos se comprometeram a tomar medidas para estabilizar a situação na fronteira.

Em 26 de novembro, o presidente russo Vladimir Putin, seu homólogo azerbaijano Ilham Aliyev e o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan enfatizaram durante uma reunião em Sochi a necessidade de direcionar projetos específicos para desbloquear o potencial econômico de Nagorni. Karabakh e normalizar a relação entre as partes.

No comunicado conjunto, os dirigentes elogiaram as ações do grupo de trabalho tripartite instituído em 11 de janeiro deste ano com o objetivo de desbloquear as relações econômicas e as vias de transporte na região.

De acordo com o texto, Moscou continuará a fornecer toda a assistência necessária para normalizar as relações entre o Azerbaijão e a Armênia, com a intenção de criar uma atmosfera de confiança e boas relações de vizinhança entre esses países.

Putin expressou sua esperança de que os acordos alcançados em Sochi sejam respeitados e que criem as condições para os próximos passos na normalização das relações no Sul do Cáucaso.

O documento observou que antes do final de 2021 os mecanismos para demarcar e delimitar a fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão serão criados.

mem / mml / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.