20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A tensão aumenta no Sudão à medida que novos protestos são anunciados

A tensão aumenta no Sudão à medida que novos protestos são anunciados

Cartum, 19 de dez (Prensa Latina) A tensão aqui é palpável devido ao destacamento de forças de segurança em áreas centrais após o anúncio de protestos hoje contra a liderança do Conselho Soberano de Transição (CST) e o governo sudanês.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Sudão vive submerso em uma onda de manifestações exigindo o retorno dos militares aos quartéis e a integração de um governo civil encarregado de liderar o país até a realização das eleições gerais, culminando com a mão pesada do Executivo do General Omar al Bachir , que foi derrubado há três anos. A maior parte dos destacamentos policiais e militares concentram-se nas entradas do Palácio do Planalto, ponto de concentração do protesto, convocado pelas Forças pela Liberdade e Mudança (FCC), uma coalizão de partidos políticos e grupos profissionais

Em outubro passado, o presidente do CST, general Abdel Fattah al Burhan, dissolveu aquele órgão e integrou outro, também liderado por ele, demitiu o governo e impôs um estado de exceção no que qualificou de movimento de retificação, recebido com protestos tumultuosos ruas que deixaram cerca de 40 mortos e centenas de feridos.

A agitação popular forçou Burhan a recuar e concordar em restabelecer o primeiro-ministro deposto, Abdallah Hamduk, mas ele só conseguiu uma onda de críticas apesar do apoio da ONU ao acordo.

Por seu lado, Hamduk, que se tornou um herói para os manifestantes durante sua prisão domiciliar, passou de mártir a vilão em pouco tempo e ganhou o apelido de marionete dos militares, segundo a mídia local.

No que teve todos os sinais de uma manobra para desviar as atenções em meados da semana passada, o comando militar sudanês anunciou o envio de tropas para uma zona de fronteira com a Etiópia qualificada como uma defesa do território nacional, sem conseguir uma trégua nos confrontos com os seguidores da FCC.

rgh / msl / sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.