22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Paraguai preside Mercosul com distanciamento do Uruguai

Mercosur

Paraguai preside Mercosul com distanciamento do Uruguai

Montevidéu, 18 de dez (Prensa Latina) O Paraguai inicia hoje uma nova presidência temporária do Mercado Comum do Sul (Mercosul) com o Uruguai distanciado do documento final de sua recém-realizada Cúpula de Chefes de Estado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sob a coordenação cessante do Brasil e de forma virtual, o encontro se encerrou horas atrás com um pronunciamento tripartido feito por Argentina e Paraguai.

Os três respectivos presidentes, Jair Bolsonaro, Alberto Fernández e Mario Abdo Benítez, se comprometeram com a revisão da Tarifa Externa Comum (AEC) do bloco.

Por outro lado, o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, condicionou seu apoio à redução de tarifas no Mercosul modificando a cláusula que impede seus membros de negociar acordos comerciais com outros países ou blocos individualmente.

Esta última alteração, parcialmente apoiada por Brasil e Paraguai e à qual a Argentina se opõe mais frontalmente, não foi adotada nesta cúpula, embora o comunicado tripartite sugira que o Mercosul discuta essa flexibilidade exigida pelo Uruguai nos próximos meses.

Para superar o obstáculo, os signatários do documento prometeram alcançar “um acordo quadripartite para beneficiar a produtividade e a competitividade das economias dos Estados Partes na próxima Presidência Pro Tempore”.

Segundo o secretário de Negociações Bilaterais e Regionais para as Américas do ministério das relações exteriores, Pedro Costa, o Uruguai entra em um “beco sem saída”, criticando uma postura que “causa bloqueio, não cria confiança e é difícil de entender”.

Na indicação presidencial, esperava-se a aprovação de uma redução de 10% da AEC, o que parecia praticamente consensual, mas foi frustrado pela pressão do Uruguai, que exigia em troca maior liberdade para avançar individualmente em acordos comerciais com outros países ou blocos., como já acontece com a China.

mem / hr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.