20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

França e Cuba promovem acordos de cooperação econômica

Cuba-Francia

França e Cuba promovem acordos de cooperação econômica

Paris, 18 dez (Prensa Latina) Os governos da França e de Cuba estreitaram seus laços esta semana no contexto da VI Comissão Econômica e Comercial bilateral, um fórum que deixou instrumentos de cooperação avaliados em mais de 30 milhões de euros.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ministro cubano do Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca, chefiou a delegação da ilha, com uma intensa agenda em solo francês, que incluiu encontros com autoridades e empresários.

Em conjunto com a Comissão encarregada de acompanhar a implementação da agenda econômica Paris-Havana assinada em fevereiro de 2016, reuniu-se a Reunião do Comitê de Orientação Estratégica, que administra e coordena o Fundo de Contrapeso estabelecido no marco do acordo bilateral de estruturação da dívida, um mecanismo dotado de 217 milhões de euros.

Malmierca considerou a visita frutífera, durante a qual as partes revisaram a colaboração e os negócios, ratificando o status da França como um dos 10 principais parceiros comerciais das Antilhas.

Perspectivas animadoras se abrem, não só pelo contínuo apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) aos projetos que executamos, mas também pela novidade das condições criadas para a abertura de uma nova linha de crédito de médio e longo prazo para 150 milhões de euros, explicou.

Segundo o responsável, Cuba pretende dedicar esta nova vertente financeira ao desenvolvimento das fontes renováveis de energia, com o objetivo de atualizar a matriz energética, altamente dependente dos combustíveis fósseis.

A França também destacou os resultados das reuniões bilaterais, que o ministério das relações exteriores, “ilustram a densidade da cooperação franco-cubana em 2021, apesar das consequências econômicas e desumanas da crise sanitária”.

Na sua conta no Twitter, o ministro delegado do Comércio Externo e Atração Económica, Franck Riester, também destacou os contatos com a Malmierca e o andamento das relações, nomeadamente a linha de crédito de 150 milhões de euros e a sua importância para as exportações francesas.

A sexta Comissão Económica e Comercial bilateral e a Reunião do Comité de Orientação Estratégica permitiram a assinatura de duas notificações de aprovação de financiamentos do Fundo de Contravalor nos setores agrícola e de recursos hídricos da Ilha, dois acordos do próprio fundo de saúde e dois outros com a AFD em questões agrícolas.

Durante sua estada em Paris, Malmierca e a delegação que o acompanhou falaram com mais de vinte empresários, incluídos os participantes de uma reunião do Conselho Empresarial França-Cuba, organizado pelo Movimento Empresarial Francês (Medef) Internacional.

A manchete atualizava as oportunidades e desafios do investimento estrangeiro na ilha e abordava o impacto econômico do bloqueio imposto pelos Estados Unidos à nação antilhana e seu alcance extraterritorial.

Entre abril de 2019 e dezembro de 2020, estimamos os efeitos do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos em nove bilhões de dólares, que ultrapassou limites inimagináveis, detalhados no fórum que contou com a presença do embaixador cubano nesta capital, Otto Vaillant.

Também o diretor-geral da Medef International, Philippe Gautier, reconheceu o obstáculo que o bloqueio de Washington representa para os empresários franceses, reforçado com 243 medidas do governo Donald Trump, cerca de 50 delas ditadas em meio à pandemia de Covid-19 e todas mantido pelo atual presidente dos EUA, Joseph Biden.

Malmierca fez uma visita aqui à sede da Unesco, onde foi recebido por sua diretora geral, Audrey Azoulay, em uma reunião que reiterou a vontade de Havana e do organismo multilateral de continuar trabalhando juntos.

mem / wmr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.