27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Uruguai no Mercosul em busca de um acordo comercial com a China

Mercosur

Uruguai no Mercosul em busca de um acordo comercial com a China

Montevidéu, 17 dez (Prensa Latina) O presidente do Uruguai, Luis Lacalle, continuará a buscar um acordo comercial entre seu país e a China na cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul) marcada para hoje de forma virtual.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Se as duas reuniões mais recentes ao mais alto nível entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai já estavam tensas e com recriminações cruzadas, a reunião deste dia não antecipa um clima melhor.

Em março passado, Lacalle usou o termo “lastro” para definir o bloqueio, porque impedia seu país de celebrar acordos de livre comércio com terceiros, ao que seu colega argentino Alberto Fernández respondeu que “se somos um fardo, deixe-os pegar outro barco”.

Seis meses depois, o presidente uruguaio anunciou surpreendentemente o início das negociações para assinar um acordo com a China, o que na prática significaria o desmembramento do Mercosul, uma vez que seu estatuto proíbe um de seus membros de tomar tal decisão.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, apesar de apoiar Lacalle em seu avanço, está na verdade mais interessado em uma redução substancial da Tarifa Externa Comum (AEC), um ponto-chave do Mercosul como união aduaneira. Neste sentido, o Ministro das Relações Exteriores argentino, Santiago Cafiero, viajou a Brasília em outubro para se reunir com seu homólogo Carlos Franca e anunciou um acordo para reduzir em 10% uma ampla gama de produtos.

Tal entendimento deve ser aprovado pelo bloco, mas surgiram problemas quando o Paraguai se mostrou favorável e o Uruguai indicou que o apoiaria em troca de permissão para prosseguir com suas negociações comerciais com a China e outros países.

Quanto às perspectivas com o gigante asiático, os dois lados concordaram em concluir um estudo de viabilidade antes do final de 2021.

A cúpula atual foi planejada originalmente para ser realizada pessoalmente no Brasil, mas seu presidente a mudou para virtual ao saber da presença de Luiz Inácio Lula da Silva, o melhor candidato para as eleições do próximo ano, de acordo com reportagens da mídia.

acl/hr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.