27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Díaz-Canel relembra o retorno dos cinco heróis antiterroristas a Cuba

cinco-herois-da-republica-de-cuba-por-20-anos

Díaz-Canel relembra o retorno dos cinco heróis antiterroristas a Cuba

Havana, 17 de dez (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, lembrou hoje o retorno a seu país, há sete anos, de três dos cinco heróis que cumpriram prisão injustamente nos Estados Unidos, por combater o terrorismo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Dia inesquecível naquele 17 de dezembro de 2014, quando Gerardo, Ramón e Antonio chegaram à pátria e a promessa de # Fidel de que os Cinco voltariam foi cumprida, o presidente escreveu em sua conta no Twitter.

Os Cinco, como eram conhecidos mundialmente, sofreram condenações imerecidas nos Estados Unidos após um processo judicial com diversas irregularidades, supostamente por fazerem parte de uma rede de espionagem do governo daquele país.

A realidade é que os combatentes antiterroristas monitoraram os movimentos de organizações que planejaram ataques piratas, ações de sabotagem e ataques contra a ilha das Antilhas, sob o olhar cúmplice das autoridades do norte da nação.

Apesar de não ter sido verificado que eles tinham acesso a informações de risco para a segurança nacional, eles permaneceram em prisões norte-americanas por mais de 16 anos.

Em meio à batalha pelo retorno dos cinco lutadores, o líder histórico Fidel Castro pronunciou em uma marcha massiva do povo cubano a frase histórica: “Só digo uma coisa: eles voltarão”.

Em 17 de dezembro de 2014, como resultado das negociações entre os dois países, Gerardo Hernández, Antonio Rodríguez e Ramón Labañino retornaram à ilha; já que Fernando González e René González já haviam retornado ao país antes, ao cumprir suas penas.

Em Cuba, os cinco antiterroristas receberam o status de Heróis da República e da Ordem Playa Girón, além do reconhecimento dos cidadãos.

mem / lrg/ mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.