18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia e Equador conduzirão o X Gabinete Binacional

Colômbia e Equador conduzirão o X Gabinete Binacional

Colômbia e Equador conduzirão o X Gabinete Binacional

Bogotá, 17 de dez (Prensa Latina) Os presidentes da Colômbia Iván Duque, e do Equador, Guillermo Lasso, farão uma revisão hoje da situação das relações bilaterais nas diferentes áreas durante o X Gabinete Binacional que se realiza em Cartagena das Índias.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Lasso, que chegaria na sexta-feira, adiou sua viagem a este país devido à emergência na cidade de Zaruma, província de El Oro, causada por um buraco que afetou várias casas.

Nesta sexta-feira, as delegações de ambas as partes se reunirão na Instituição de Ensino Loma del Peyé e discutirão temas como segurança e defesa; infraestrutura e conectividade; questões fronteiriças, ambientais, sociais e culturais, bem como questões econômicas e comerciais.

Ao final da reunião, Duque e Lasso assinarão a Declaração Presidencial do X Gabinete Binacional e se reunirão com a imprensa.

Participarão deste evento a Vice-Presidente e Ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, ministros de ambos os países que apresentarão as realizações de suas pastas em relação ao Plano de Ação 2020-2021.

Desde o final dos anos 1990, as relações diplomáticas entre as duas nações começaram a sofrer tensões significativas associadas à intensificação do conflito armado colombiano, fluxos transfronteiriços ilegais e as operações militares mais agressivas e políticas antidrogas da Colômbia com a ajuda do Estados Unidos, entre outros.

No entanto, os povos de ambos os lados da linha de fronteira compartilham muitos interesses comuns histórica e culturalmente, bem como economicamente.

As reuniões do Gabinete Binacional tiveram início em 2012 e tornaram-se a instância máxima da relação bilateral, com vista a aprofundar o diálogo e a coordenação política entre os dois países.

A última reunião ocorreu em novembro de 2020 e foi realizada virtualmente devido à pandemia de Covid-19.

Duque e Lasso manifestaram interesse em estreitar os laços entre as duas nações em várias áreas, como economia e segurança.

Em 21 de novembro, o presidente colombiano fez uma visita a Quito onde, junto com Lasso, concordou em reabrir gradativamente a fronteira comum, o que começou a ser aplicado nesta quarta-feira.

mem / otf / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.